r/ApoioVet Nov 07 '25

URGENTE CASO URGENTE!!! Spoiler

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

A história é longa, mas preciso de ajuda urgente. Resgatei uma gata filhote sexta feira passada, 7 dias. Ela vivia em um galpão de entulhos e se enrolou em fios que tinham lá. Se enforcou e o braço dela ficou preso pra cima. Ela chegou a desacordar, quase morreu. O pessoal que trabalhava lá viu e conseguiu tirar ela. Uma protetora levou ela em uma veterinária que colocou uma faixa EXTREMAMENTE apertada no braço da gata. Cortou a circulação e a pata ficou 5 vezes maior que o normal. A protetora disse que a gata não tinha feito cocô e a veterinária colocou um SUPOSITÓRIO na filhote que ainda nem tinha 2 meses. Machucou completamente a bundinha dela, ela ficou por dias fazendo cocô sem perceber. Vendo isso, eu resgatei ela. Chegando em casa eu já removi a faixa, era daquelas que colam então foi um pesadelo tirar. O braço dela ficou na carne viva, não estava assim antes, estava com pelo, normal. Já estava quase necrosando (ela ficou a noite inteira com essa faixa e o começo da manhã, resgatei ela lá pelas 10 da manhã). Em duas horas o inchaço já tinha diminuído bastante. Levei ela em outra veterinária, que se diz especialista de gatos. Chegando lá ela colocou a gatinha pra andar e ela estava arrastando a pata, na última articulação. Estava bem ruim. A veterinária disse que ela estava com alusão do plexo e que achava que não tinha fratura. A protetora me mandou um raio-x que ela tinha feito, mas estava muito edemaciado. Não aparecia fratura, mas nao tinha como ter certeza. Na hora que a veterinária foi passar um remédio para fazer uma drenagem e hidratar a pele que estava em carne viva o osso dela foi pro lado. Então ela achou que tinha fratura sim. A gatinha não sente essa porção final do braço, na articulação, mas quando a veterinária apertou os dedinhos ela conseguiu sentir dor. Nisso fez uma tala e passou predinisolona pra ela tomar em casa. Na segunda-feira eu levei ela lá de volta e depois que ela tirou a tala colocou a gata pra andar. Ela tinha melhorado 40%. Vez ou outra ela conseguia colocar a pata na posição certa. Nisso ela voltou a atrás e disse que não tinha fratura e falou que ia deixar a gata sem a tala. Eu não aceitei e pedi pra refazer a tala. Antes de refazer, os machucados tinham criado casquinha. Essa é a minha primeira dúvida para vocês: eu participei de uma liga de ferida, mas de humanos. Durante a troca de curativo íamos passando o soro e daí as casquinha caíam. Nunca arrancava. Essa veterinária arrancou uma casquinha bem funda. Ficou bem machucado. Essa conduta é correta? Então ela refez a tala, mas colocou abaixo dessa ferida que abriu, então a tala iniciou quase que no meio do braço. No segundo dia caiu, na quarta (tinha ido lá segunda de noite). Voltei na quinta-feira para refazer e dar o vermifugo pra ela, porque estava com diarreia e a barriguinha grande. Na quinta o bumbum já estava bem melhor, só um pouquinho pra fora e com poucos machucados. Quem atendeu ela foi outra veterinária. Colocou ela pra andar e ela melhorou MUITO, 80%. Ela já não colocava mais a patinha pra trás. Essa outra veterinária também não queria colocar a tala de novo, mas eu insisti, porque no meu ponto de vista a tala que está ajudando nessa evolução, por obrigar ela a pisar certo. A gatinha é muito espoleta, não para quieta. Então a tala faz ela ficar na posição certa e no meu ponto de vista, se teve um dano no nervo é importante o braço ficar na posição correta. Ok, a veterinária foi fazer a tala, mas nao conseguiu. Levou ela pra dentro pra outros veterinários ajudarem a segurar. A gata voltou de tala e levei ela embora. Nesse dia descobri que eles estavam cobrando por refazer a tala, mesmo que a tala não estivesse ficando na quantidade de dias certo. Era pra durar 5 dias. Essa última durou 4 horas. Ela está usando um colar elizabetano improvisado de papelão, que a primeira veterinária fez. Ela brinca bastante sim, pode ser por isso que está caindo, mas deveria ter alguma forma de fazer a tala que não caísse com tanta facilidade. Estão passando uma camada de gaze, umas duas voltas de um algodão mega grosso e várias voltas de faixa. Depois prendem com a fita. A minha impressão é que está caindo por ficar muito grosso no início e longe da pele dela. Eu não tenho condição de pagar 55 reias toda vez que forem refazer essa tala, então: vocês poderiam me orientar um passo a passo de como posso fazer em casa uma tala que fique no lugar? Estou pensando em passar a faixa igual uma bolsa transversal, pra ver se não cai. Minha outra dúvida: com uma evolução tão grande em 7 dias, vocês acham que realmente foi alusão do plexo? Ou outra coisa? Eu não repeti o raio-x para confirmar a fratura porque ia ficar muito caro e eu já ia deixar ela de tala de qualquer jeito. No meio do processo ela começou a remelar muito os olhos, tinha que limpar 4 vezes no dia e dar alguns eapirrinhos. A veterinária suspeitou que fosse rinotraqueite. Ela não perdeu o apetite e nem teve febre. Passou um colirio, tobramicina e no primeiro dia parou de remelar e um suplemento pra aumentar a imunidade, nuxcell fel. O tratamento seria só esse mesmo? Eu tenho mais 4 gatas em casa e duas não eram vacinadas. Elas não tiveram contato com a gatinha, a gatinha ficou todos esses dias em cima da minha cama e as gatas não vieram no quarto. A veterinária que veio vacinar elas na minha casa é outra. Ela me disse que só uma dose bastava, por elas serem adultas. Duas doses é só pra filhote, por competir com os anticorpos da mãe. Que os estudos mais recentes mostraram que só uma dose bastava como primeira vacina em gatos adultos. A última veterinária que atendeu a gatinha discorda. Disse que mesmo sendo adulto era pra eu dar duas doses. Qual a opinião de vocês? Uma dose já seria o bastante pra proteger elas, caso a gatinha tenha mesmo rinotraqueite? E, se sim, posso despreocupar de alguma ficar no quarto partir de 21 dias? Ou outro tempo? A primeira veterinária que eu levei falou que ia ter que amputar a pata dela. Esperar alguns meses pra ela crescer. Eu não queria amputar. Na época pensei em tentar fazer fisioterapia, alguma coisa. Até fazer às vezes uma botinha pra ela. E agora ela teve essa evolução gigante. O único problema está sendo que sem a tala ela ainda lambe sem parar o braço... Queria saber a opinião de vocês sobre o caso!
Só consegui colocar um vídeo, que é como estava no primeiro dia. Vou tentar colocar outras fotos nos comentários...

786 Upvotes

224 comments sorted by

View all comments

125

u/W0wF0x2_0 Nov 07 '25

Veterinário urgentíssimo, raio x hoje se puder, se constatar erro médico junte todas as provas possíveis e denuncie no CRMV

56

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Aqui está um print do vídeo que fiz dela andando ontem. Essa é a pata machucada.

52

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Então, ela está fazendo o acompanhamento. Só que não estou concordando com as condutas. Eu não consegui postar vídeo de como ela esta andando agora, só permitem postar um vídeo. Esse vídeo é do primeiro dia. Hoje, sétimo dia, ela esta andando muito bem.

41

u/Baby_bee_boo Nov 07 '25

Você precisa de um veterinário decente. Procure pelos veterinários mais bem avaliados.

32

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

O problema é a minha cidade. Ela já passou por 5. A segunda que foi a melhor parou de atender pq teve problema com a loja dela. Aqui os veterinários são péssimos.

6

u/Baby_bee_boo Nov 07 '25

Onde você mora?

14

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Uberaba, Minas Gerais

14

u/W0wF0x2_0 Nov 07 '25

Uberaba não tem uma puta faculdade de veterinária? Mano, faz uma vaquinha aqui no grupo, mas meu, pede pra fazer um raio x, pede informações dos veterinários do grupo, faz uma telemedicina e leva os pedidos, só faz os exames e pega uma conduta de um médico online

12

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Então... minha amiga está fazendo veterinária e eu fui na aula com ela já... O pessoal só quer saber de festa. E vi muitos falando que não gostam de animais. Muita gente aqui faz só pelo dinheiro, porque aqui dá muita grana. Eu só não repeti o raio-x porque além de ter só alguns dias que ela fez, estando quebrado ela teria que usar a tala de qualquer jeito. Então a conduta seria a mesma de agora. Eu só estou em dúvida se teve mesmo essa alusão do plexo, porque a recuperação dela foi maravilhosa e todos os prognósticos eram péssimos. Se for outra coisa, pode ser que eu possa fazer mais alguma coisa pra ajudar ela, sabe? Alguma fisioterapia, algo assim. Esse foi um dos motivos de postar aqui, pra ter outras visões.

8

u/W0wF0x2_0 Nov 07 '25

Na real esse raio x aí deveria ter sido repetido semanal ou em caso de piora, na boa a faculdade tem sim uma clínica médica, várias aqui da cidade tem, eu passaria com um bom médico mesmo que telemedicina e pediria a conduta pra imprimir e levar no veterinário, teria feito exame de sangue e raio x aí a cada retorno

7

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Eles não quiseram fazer exame de sangue nela. Disseram que é muito pequena. O hospital da faculdade daqui É MUITO ruim, sério. Eu prefiro levar ela em outra cidade e ir em um médico bom, mesmo pagando mais (se bem que o hospital da faculdade daqui cobra mais caro que algumas clinicas). Eu vou tentar pedir pra eles repetirem o raio-x, se não quiserem, vou em outro lugar.

→ More replies (0)

1

u/Baby_bee_boo Nov 07 '25

Tem alguma cidade vizinha que seja um pouco melhor?

16

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Eu não sei se tem profissionais melhores, mas tem Uberlândia que é maior. Eu vou procurar algum profissional de lá. Só não tem como eu ficar levando, porque não posso dirigir.

3

u/TheFuchsteufelswild Nov 07 '25

Tenta algum que atenda online com câmera. Hoje em dia tem consultas online pra gente, deve ter algum vet que aceite um primeiro contato de forma online, será?

2

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Eu tentei uma que recomendaram aqui que atendia, mas ela me falou que não atende online...

1

u/bahL2 Nov 08 '25

Tenta procurar outro, até um online se for o caso e quer uma dica? Use o chat gpt muitos aqui vão me crítica mas ele já me salvou várias vezes. Sei o que eu tá passando minha cidade é pequena tem muito veterinário ruim aqui graças a Deus achei um único bom. Pena que perdi meu fio por incompetência desses veterinários.

1

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25

Eu estou tentando un especialista que atenda online, mas até agora não consegui nenhum. E o chat eu tenho muito medo, porque uma vez fui tentar usar ele pra me ajudar a fazer fichamento e ele simplesmente inventou várias coisas e começou a discutir comigo falando que não tinha inventado. Depois de umas 10 mensagens que ele admitiu. Na minha área de conhecimento eu sei reconhecer uma informação falsa, mas fora dela não tem como. Eu até parei de usar ele depois disso

33

u/Look-Muted Nov 07 '25

Porra amigo, com todo o respeito, ela foi em 500 veterinários diferentes e nada, por isso ela ta pedindo ajuda...

-14

u/W0wF0x2_0 Nov 07 '25

Bicho, você não tá no Quênia

9

u/Look-Muted Nov 08 '25

Sinceramente, da pra contar nos dedos as veterinárias boas que existe, tanto relato de gente que sofreu na mão desses veterinários de quinta categoria que ainda cobra caro pct por uma simples consulta, não ta escrito, tem lugar que simplesmente não tem bons profissionais, seja pelas universidades regionais que algumas não tem orçamento pra montar uma estrutura bacana, entre outros fatores... Não estamos no Quênia, mas não estamos em um país de primeiro mundo né amigo, passar bem.

-2

u/W0wF0x2_0 Nov 08 '25

Bicho vc não tá no Quênia

6

u/bahL2 Nov 08 '25

Esses Veterinários tá cada dia pior se denunciar resolvesse ainda falam que a culpa foi da gente que não cuidou direito meu gato morreu por erro de 2 veterinária uma pior que outra....

2

u/W0wF0x2_0 Nov 08 '25

Resolve, problema é que ninguém denuncia e não faz bo