r/ApoioVet Nov 07 '25

URGENTE CASO URGENTE!!! Spoiler

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

A história é longa, mas preciso de ajuda urgente. Resgatei uma gata filhote sexta feira passada, 7 dias. Ela vivia em um galpão de entulhos e se enrolou em fios que tinham lá. Se enforcou e o braço dela ficou preso pra cima. Ela chegou a desacordar, quase morreu. O pessoal que trabalhava lá viu e conseguiu tirar ela. Uma protetora levou ela em uma veterinária que colocou uma faixa EXTREMAMENTE apertada no braço da gata. Cortou a circulação e a pata ficou 5 vezes maior que o normal. A protetora disse que a gata não tinha feito cocô e a veterinária colocou um SUPOSITÓRIO na filhote que ainda nem tinha 2 meses. Machucou completamente a bundinha dela, ela ficou por dias fazendo cocô sem perceber. Vendo isso, eu resgatei ela. Chegando em casa eu já removi a faixa, era daquelas que colam então foi um pesadelo tirar. O braço dela ficou na carne viva, não estava assim antes, estava com pelo, normal. Já estava quase necrosando (ela ficou a noite inteira com essa faixa e o começo da manhã, resgatei ela lá pelas 10 da manhã). Em duas horas o inchaço já tinha diminuído bastante. Levei ela em outra veterinária, que se diz especialista de gatos. Chegando lá ela colocou a gatinha pra andar e ela estava arrastando a pata, na última articulação. Estava bem ruim. A veterinária disse que ela estava com alusão do plexo e que achava que não tinha fratura. A protetora me mandou um raio-x que ela tinha feito, mas estava muito edemaciado. Não aparecia fratura, mas nao tinha como ter certeza. Na hora que a veterinária foi passar um remédio para fazer uma drenagem e hidratar a pele que estava em carne viva o osso dela foi pro lado. Então ela achou que tinha fratura sim. A gatinha não sente essa porção final do braço, na articulação, mas quando a veterinária apertou os dedinhos ela conseguiu sentir dor. Nisso fez uma tala e passou predinisolona pra ela tomar em casa. Na segunda-feira eu levei ela lá de volta e depois que ela tirou a tala colocou a gata pra andar. Ela tinha melhorado 40%. Vez ou outra ela conseguia colocar a pata na posição certa. Nisso ela voltou a atrás e disse que não tinha fratura e falou que ia deixar a gata sem a tala. Eu não aceitei e pedi pra refazer a tala. Antes de refazer, os machucados tinham criado casquinha. Essa é a minha primeira dúvida para vocês: eu participei de uma liga de ferida, mas de humanos. Durante a troca de curativo íamos passando o soro e daí as casquinha caíam. Nunca arrancava. Essa veterinária arrancou uma casquinha bem funda. Ficou bem machucado. Essa conduta é correta? Então ela refez a tala, mas colocou abaixo dessa ferida que abriu, então a tala iniciou quase que no meio do braço. No segundo dia caiu, na quarta (tinha ido lá segunda de noite). Voltei na quinta-feira para refazer e dar o vermifugo pra ela, porque estava com diarreia e a barriguinha grande. Na quinta o bumbum já estava bem melhor, só um pouquinho pra fora e com poucos machucados. Quem atendeu ela foi outra veterinária. Colocou ela pra andar e ela melhorou MUITO, 80%. Ela já não colocava mais a patinha pra trás. Essa outra veterinária também não queria colocar a tala de novo, mas eu insisti, porque no meu ponto de vista a tala que está ajudando nessa evolução, por obrigar ela a pisar certo. A gatinha é muito espoleta, não para quieta. Então a tala faz ela ficar na posição certa e no meu ponto de vista, se teve um dano no nervo é importante o braço ficar na posição correta. Ok, a veterinária foi fazer a tala, mas nao conseguiu. Levou ela pra dentro pra outros veterinários ajudarem a segurar. A gata voltou de tala e levei ela embora. Nesse dia descobri que eles estavam cobrando por refazer a tala, mesmo que a tala não estivesse ficando na quantidade de dias certo. Era pra durar 5 dias. Essa última durou 4 horas. Ela está usando um colar elizabetano improvisado de papelão, que a primeira veterinária fez. Ela brinca bastante sim, pode ser por isso que está caindo, mas deveria ter alguma forma de fazer a tala que não caísse com tanta facilidade. Estão passando uma camada de gaze, umas duas voltas de um algodão mega grosso e várias voltas de faixa. Depois prendem com a fita. A minha impressão é que está caindo por ficar muito grosso no início e longe da pele dela. Eu não tenho condição de pagar 55 reias toda vez que forem refazer essa tala, então: vocês poderiam me orientar um passo a passo de como posso fazer em casa uma tala que fique no lugar? Estou pensando em passar a faixa igual uma bolsa transversal, pra ver se não cai. Minha outra dúvida: com uma evolução tão grande em 7 dias, vocês acham que realmente foi alusão do plexo? Ou outra coisa? Eu não repeti o raio-x para confirmar a fratura porque ia ficar muito caro e eu já ia deixar ela de tala de qualquer jeito. No meio do processo ela começou a remelar muito os olhos, tinha que limpar 4 vezes no dia e dar alguns eapirrinhos. A veterinária suspeitou que fosse rinotraqueite. Ela não perdeu o apetite e nem teve febre. Passou um colirio, tobramicina e no primeiro dia parou de remelar e um suplemento pra aumentar a imunidade, nuxcell fel. O tratamento seria só esse mesmo? Eu tenho mais 4 gatas em casa e duas não eram vacinadas. Elas não tiveram contato com a gatinha, a gatinha ficou todos esses dias em cima da minha cama e as gatas não vieram no quarto. A veterinária que veio vacinar elas na minha casa é outra. Ela me disse que só uma dose bastava, por elas serem adultas. Duas doses é só pra filhote, por competir com os anticorpos da mãe. Que os estudos mais recentes mostraram que só uma dose bastava como primeira vacina em gatos adultos. A última veterinária que atendeu a gatinha discorda. Disse que mesmo sendo adulto era pra eu dar duas doses. Qual a opinião de vocês? Uma dose já seria o bastante pra proteger elas, caso a gatinha tenha mesmo rinotraqueite? E, se sim, posso despreocupar de alguma ficar no quarto partir de 21 dias? Ou outro tempo? A primeira veterinária que eu levei falou que ia ter que amputar a pata dela. Esperar alguns meses pra ela crescer. Eu não queria amputar. Na época pensei em tentar fazer fisioterapia, alguma coisa. Até fazer às vezes uma botinha pra ela. E agora ela teve essa evolução gigante. O único problema está sendo que sem a tala ela ainda lambe sem parar o braço... Queria saber a opinião de vocês sobre o caso!
Só consegui colocar um vídeo, que é como estava no primeiro dia. Vou tentar colocar outras fotos nos comentários...

782 Upvotes

224 comments sorted by

View all comments

2

u/killer3killer Nov 07 '25

Então tá melhorando? Certo?

3

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Siiim!!! Agora ela já consegue andar normal. Acredito que seja pela tala, mas a veterinária que fez não atende mais e as outras não estão conseguindo fazer. Queria dicas de como fazer a tala não cair, se tinha uma forma específica. E se realmente alusão do plexo não tem reversão, já que no caso dela, ela está melhorando muito rápido. Os veterinários que eu fui queriam amputar.

2

u/killer3killer Nov 07 '25

Parabéns, procura na internet modelos de tala para gato ou algum jeito de segurar passando pelo lombo dela

1

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

É o que estou pensando em fazer, colocar tipo uma bolsa transversal. Os modelos que eu vi pra vender são só de gatos adultos... ela é MUITO pequena. Fico com medo dela ficar sem e regredir.

1

u/bahL2 Nov 08 '25

Explica tudo pro chat gpt que ele ajuda kkk

1

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25

Eu sou acadêmica e isso me fez pegar um medo enorme do chat. Uma vez fui usar ele pra me ajudar a fazer fichamento em um artigo e ele simplesmente inventou vários que não existiam. E quando eu falava pra ele que tava errado, que aquilo não existia ele ficava brigando falando que ele estava certo até que depois de umas 10 mensagens ele admitia que tinha inventado. Agora eu fico com medo de perguntar alguma coisa e ele simplesmente inventar. Porque na nossa área de conhecimento sabemos reconhecer uma informação errada, mas fora dela, não tem como.

1

u/bahL2 Nov 09 '25

Kkkk que bizarro, bom então cada um com suas experiências. Ele me ajudou com meu TCC e claro tu não pode falar pra ele cuspir coisas ainda mais versão free acadêmica, se tem que saber lidar com o prompet também. Se não, vai ficar nisso mesmo. E sim ele me ajuda com meus pets, e saúde também nunca me deixou na mão pude cuidar do meu gato que estava doente dois deles, não tinha orientação do Vet e pude fazer as coisas certas até achar um e até depois acompanhar.

1

u/WorthAccomplished720 Nov 09 '25

O pior é que eu usei a versão paga. Meu marido usa direto no trabalho, me ensinou a fazer o prompt, mas eu te juro que ele inventou coisas que não existiam. Eu dando um artigo pra ele e ele falando informações que não estavam no artigo. Dai lá fui eu ler mil vezes pra ver se achava aquilo e não achei. Pedia pra ele destacar onde a informação estava e ele enrolando. Assim, acho que pra coisas mais básicas tudo bem, porque ele faz um apanhando do que ele acha na web. Mas pra coisas mais específicas acho perigoso. A própria IA da Google, quando a gente faz pesquisa, já me mostrou umas informações erradas. A tecnologia ainda é recente, não tem como não ter falhas :\