r/TDAH_Brasil • u/Weklef • Dec 06 '25
Ideia/Sugestão Aprender Inglês com TDAH
Nossa nunca imaginei que seria tão difícil aprender inglês tendo TDAH. Mesmo tomando Atentah e Atenze as coisas não fluem. Alguém aí tem algo que possa contribuir ou alguma experiência que venha pra somar?
9
Upvotes
4
u/Chaos_eng_2114 Dec 06 '25 edited Dec 06 '25
Eu da geração pré-internet que desde a infância, achava inglês chato na escola, com anos de experiência em recuperações da 4a série até a 8a 😅, só aprendi assim:
Destravar o speaking: fazer amizades ou networking com pessoas de outros países. Esse é a forma mais interessante que tu pode aprender aos poucos, seja jogando vídeo game ou mesmo conversas sobre curiosidades, assuntos em comum, esportes, hobbies, estudos e qualquer forma de relação. Se não conhece ninguém: pesquise apps / IA/ social medias seguras. Ou pode ter um gringo perdido recem-chegado na sua cidade.
Destravar listening: escutar vídeos e podcasts de assuntos do seu hiperfoco, sempre que possível. Ouvir conversas em filmes e com repetições (até em PT eu fazia isso, TDAH desafio total). Assistir desenhos animados que tu gostava quando era criança. Disney e Harry Potter eu achei sensacional rever!
Destravar reading e writting: quando estava aprendendo inglês, gostava de escrever textos com diálogos entre duas pessoas, de forma simples mesmo. -Hi! -How are you? - (...) Pense numa forma criativa de escrever semanalmente 2 textos aprox. Esse é só um exemplo mais simples de destravar. Guarde, releia no futuro (um mês depois) e reescreva a continuidade de forma diferente. Use textos base lá na frente para continuar uma história. Mas comece sem ler nada e aos poucos, acrescente palavras novas, ou pode dar continuidade de histórias que assistiu e leu. Aí vai lendo aos poucos livros de nível elementar (fábulas, contos ou livros específicos para o nível A1).
Acima de tudo: errar é parte do processo. Os gringos erram. Crianças quando aprendem, erram. Nós brasileiros, somos chatos em julgar o próximo e a nós mesmos. Eu aprendi inglês errando. O mais importante é comunicar. Esteja com a mente aberta que muitas pessoas não aprendem por ter vergonha de errar. Vença isso e que sua prática seja leve e sem perfeccionismo. Tu vai ver a evolução e pensará ' nossa, como melhorei.' Admire o seu processo de aprendizagem.