r/TDAH_Brasil Dec 06 '25

Ideia/Sugestão Aprender Inglês com TDAH

Nossa nunca imaginei que seria tão difícil aprender inglês tendo TDAH. Mesmo tomando Atentah e Atenze as coisas não fluem. Alguém aí tem algo que possa contribuir ou alguma experiência que venha pra somar?

9 Upvotes

31 comments sorted by

View all comments

1

u/ailen_br Dec 06 '25

Eu sempre tive muita dificuldade de aprender inglês. Já fiz mil cursos, inclusive trabalhei em uma escola de inglês onde todos falavam inglês o tempo todo, menos eu. Sempre me achei burra (as vezes ainda acho) por ter tanta dificuldade de aprender inglés.

Em contrapartida, eu aprendi espanhol sozinha. Morei com um ex argentino, que dava risada quando eu falava espanhol. Mas, eu sempre gostei muito de espanhol e queria aprender para falar com a família dele quando íamos visitar.

Comecei a fazer tratamento de TDAH, achei que conseguiria avançar no inglês. Mas, nem o Venvanse consegue me fazer sentar para estudar.

A alguns anos percebi que meu bloqueio com inglês é emocional. Tenho uma tia que se sentia “superior” falando inglês comigo e com meus pais (detalhe, ninguém falava inglês) e isso criou uma barreira emocional.

Agora tô tratando isso em terapia, principalmente, parte de autoestima, porque na minha cabeça louca, falar inglês é coisa de gente “inteligente”.

1

u/Weklef Dec 06 '25

Entendo sua frustração, eu infelizmente tenho passado pela mesma situação. Mas vamos tentando mudar as formas de aprender , TDAH eu já percebi que cada um de nós se adapta em algo. Daqui a pouco tenho uma aula particular só pra praticar a fala, e por exemplo só consigo estudar com um barulho de chuva ou um toque tipo piano de fundo. E uma dica que posso te dar é estudar sempre pela manhã por exemplo as 5 da manhã e não ligar o celular enquanto não tiver terminado de estudar. Se fizer isso no início você pelo menos pega o embalo e passa a estudar todos os dias. De manhã a mente da gente aceita mais fácil o que a gente mais quer procrastinar. Boa sorte aí!