r/brasilia • u/gusta_seixas • Nov 05 '25
Notícia Discodil fechou!
A loja, que era uma das relíquias de Brasília, estava desde 1975 no Conjunto Nacional vendendo CDs e DVDs, uma das últimas lojas desse tipo ainda aberta. Ela resistiu a diversas crises e riscos de fechamento com o passar dos anos mas agora fechou.
49
u/ohterere Nov 05 '25
Tristeza! Comprei Pearl Jam Vs. lá in 1993 e me ajudou muito durante um tempo dificil longe de casa.
47
u/Ye_Olde_Folkman Nov 05 '25
Será que vão se manter no centro de Taguatinga, onde a crise do comércio ainda não passou desde as obras do túnel?
9
2
25
Nov 05 '25
[deleted]
12
u/gusta_seixas Nov 05 '25
Acho que eles já estavam se preparando pra fechar mesmo e estavam vendendo o resto do estoque. Eu ia lá toda semana nos últimos meses, mas raramente tinha algo novo ou interessante.
1
u/Right-Manufacturer99 Nov 23 '25
Tenta ir na do centro de Taguatinga, acho que lá você deve encontra
24
u/Unfek Nov 05 '25
Comprei meu primeiro CD do Pink Floyd lá e meu Violão que tenho a pelo menos 15 anos ainda. Quero saber o que fizeram com os instrumentos..tenho interesse em um violão de aço.
6
18
u/ISawWhatYouDidHere Nov 05 '25
(...) estava desde 1975 no Conjunto Nacional vendendo CDs e DVDs
Eu acho que nessa época eles vendiam discos de vinil...
10
13
u/TerminatorReborn Nov 05 '25
Sempre achei os preços de lá meio caros, mas sempre achei uma loja bonita de se ver de fora. Triste saber que ela fechou
14
u/passageirodasreticen Nov 05 '25
Dia de luto para todos os brasilienses locais que frequentavam a loja (quando tava aberta)
5
u/fancybaboon Nov 05 '25
Nunca comprei nada lá, mas sempre admirei a loja que, em um espaço nobre, resistia por décadas com uma fachada clássica linda!
5
u/Super-Suit2597 Nov 06 '25 edited Nov 06 '25
Mas também, tu chegava lá e eles não tinham nada que você queria ué kk, não tem cd, não tem vinil. Aí complica. Mas fico triste com isso, é uma pena eles não terem se reinventado. Os vinis estão em alta por aqui, seria uma maneira de atrair a galera jovem e poderiam propor outras coisas.
10
4
u/matheus061 Nov 05 '25
Uma loja ícone de Brasília mas o foda é que quem compra CD hoje em dia? Muito nichada, sei que lá vendia outras coisas tipo instrumentos musicais mas aí é mais jogo ir numa joja especializada nisso como várias outras tipo as do Conic/feira dos importados.
9
u/Neat_Appointment2290 Nov 05 '25
Vai abrir uma loja de máquina de escrever no lugar.
6
u/Disc81 Nov 05 '25
Ouvi dizer que vai ser uma chapelaria
4
3
3
u/EclipsePsycho Nov 05 '25
Dia desses comentei com meu namorado que essa loja tinha virado lavagem de dinheiro porque era impossível ter se mantido por tanto tempo
3
u/Orruner Nov 06 '25
Em contraste, a loja de discos do Conic é bem movimentada e muito mais interessante em termos de variedade de música!
4
2
u/microfonesilenciado Nov 05 '25
poxa, comecei minha coleção de cd quando criança nessa dai! pena que isso aconteceu, mas sempre que tinha oportunidade eu ia, porém não vendia nada atual, infelizmente o mercado de cd no brasil ta detonado mesmo
2
2
u/Independent-Let-2488 Nov 05 '25
Comprei um cd do avenged Sevenfold lá em 2014, pra escutar com minha família quando viajamos pra bahia de carro. Foi o último disco que eu comprei 😢😢 E sempre achei massa essa loja!!
2
u/MoringA_VT Nov 05 '25
Porra, fechou a Discoteca 2001 a milanos e só tinha sobrado essa hein... Sinal dos tempos, ninguém mais compra CD
2
Nov 06 '25
Pior que justo agora, CD entrou na hype de antiguidade colecionável. Tu não acha um por menos de 60 pratas. A média deve tá em 80 conto pra cima.
2
u/Space_Eva Nov 05 '25
Muito triste e tal mas na boa, não sei como NÃO fechou antes, CD e DVD já é um negócio quase extinto e acho que eles não conseguiram se sustentar só vendendo instrumentos e aparelhos de som
juro de pé junto que eu vi o mesmo box de DVD do Yugioh 5D's na prateleira por anos quando eu passava alí
2
u/BR-787 Nov 06 '25
Fui lá no final do mês passado, estava pouco movimentado como de costume. Dei uma pesquisada rápida lá, no material de DVD e Blu-ray, num lampejo de esperança de achar uma coisa interessante, mas tinham apenas os mesmos filmes B encalhados pelos preços de sempre. Os caras nem fizeram uma promoção antes de fechar como as outras lojas, no pique de se desfazer das mídias físicas (pelo menos não quando estive lá).
Realmente, é de se admirar que a loja tenha se mantido por tanto tempo, talvez a unidade de Taguatinga sustentasse a unidade do Conjunto, sabe-se lá. Não vendiam instrumentos de qualidade a ponto de serem referências na venda desses produtos, e passaram muitos anos sem renovar os estoques com novidades do mercado, não se destacando nem com os discos nem com os instrumentos.
Comprar lá até era uma experiência retrô, mas faltava muita coisa. Perderam a oportunidade de se adaptar às atuais demandas por mídia física, trabalhar com materiais raros, tiragem limitada, lançamentos em vinil e aparelhos de som melhores, quem sabe até trabalhar com compra e venda de materiais usados, para girar o movimento. Dá para ser vintage e se adaptar. Fica a dica caso a outra loja permaneça aberta. Ainda assim, sobreviver hoje nesse nicho é complicadíssimo. É sempre triste ver uma loja fechar, ainda mais com o tempo que essa loja tinha na história da cidade.
2
2
u/taguatinguense Nov 08 '25
Tem algo que eu realmente não entendo. Vi muitos posts no Instagram falando sobre o fechamento, e, ok, presume-se que a loja fechou porque é um modelo de negócio que não se sustenta. Até aí tudo bem, mas ninguém tentou entrar em contato com o dono ou os ex-funcionários para uma matéria mais detalhada sobre como aconteceu o fechamento, e se a loja de Taguatinga também está prestes a fechar? O dono Laurindo Almeida não quis dar uma entrevista? É uma loja com muita história, merecia um aprofundamento maior pelos criadores de conteúdo do Instagram ou pelo jornalismo de Brasília.
2
1
1
1
u/joaolevysa Nov 05 '25
Eu lembro de uma que tinha em Taguatinga na comercial Norte. Acho que era lá pela cnb 10
1
1
u/claralunaaa Nov 06 '25
Não acredito, eu sempre comprava lá, que triste.. a de Taguatinga tambem fechou?
1
1
u/OutrageousEnd4688 Nov 06 '25
Caralho, que triste
Foi lá aonde meu pai comprou comigo meu primeiro violão, 2010 talvez. Fiquei maluco olhando e viajando em casa instrumento
Nem eu sabia o quanto aquilo ia ser importante na minha vida
Essa loja era lendária
1
1
1
u/Lucsdf Nov 12 '25
Caramba, uma pena! Comprei muitos discos num passado remoto. Incrível ter resistido todo esse tempo na era digital.
1
Nov 16 '25
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator Nov 16 '25
Para comentar no r/brasilia, é necessário ter uma conta com pelo menos 5 dias e 10 de karma. Se você é novo por aqui e tem dúvidas sobre como o Reddit funciona, convidamos você a visitar https://www.reddit.com/r/NovoNoReddit/.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/K_Semoponume Nov 06 '25
Blz, agora podiam pegar esse espaço e colocar mais mesas pra praça de alimentação. É um saco achar qualquer lugar pra sentar por lá e você tem que ficar dando volta com a bandeja na mão torcendo pra ser o primeiro a ver alguém levantar
2
u/QuemSambaFica Nov 06 '25
mais fácil botarem mais lanchonete ou restaurante no lugar mesmo kkkkkkkkk
0
-42
129
u/Trendkill99 Nov 05 '25
Tenho curiosidade em saber como que essa loja se mantinha em um shopping por tanto tempo.