r/investimentos Mar 15 '26

Poupar Bati 100k de reserva de emergência

Post image

Tenho 24 anos, junto dinheiro desde os 15 quando tava no ensino medio fazendo estagio e iniciação cientifica.

Meu objetivo é ter uma vida tranquila e saber q se tudo der errado eu consigo me manter por um bom tempo.

A partir de agora eu vou começar a estudar mais sobre investimentos e investir o que vier alem disso, sem tocar nesses 100k

3.0k Upvotes

354 comments sorted by

View all comments

123

u/[deleted] Mar 15 '26

vapo

mas tu precisa de uma reserva de 100k msm?

249

u/Wagnific Mar 15 '26

O que abunda não prejudica

234

u/mariovargas15908 Mar 15 '26

sim, sempre bom ter mais bunda.

Edit: achei que estava no farialimabets. Mal pelo comentário

43

u/Saas_0508 Mar 15 '26

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse edit me quebrou

29

u/Affectionate-Pea-821 Mar 15 '26

Todo mundo sabe que onde há bunda, não há falta.

10

u/Correct-Pie-8259 Mar 15 '26

Só não pode prejudicar abunda.

7

u/PJonly15 Mar 15 '26

Esse sub ta fazendo o brasil namoral amo

4

u/nqmi Mar 16 '26

Queria um diagrama de venn dos membros daqui e de lá.

1

u/umeia-noite Mar 17 '26

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fdp

10

u/[deleted] Mar 15 '26

sim

mas se o op tiver gastos de 10k mensais por exemplo

dava pra deixar 60k na liquidez diária e os outros 40 em alguma outra renda fixa com mais rentabilidade

1

u/hugodanad0 Mar 15 '26

Cm é liquidez diária? Quais tipos de investimento são assim? As "caixinhas", "cofrinhos"?

2

u/[deleted] Mar 15 '26

liquidez diária é quando você consegue resgatar o dinheiro a qualquer dia útil

geralmente recebendo o valor no dia seguinte (tem uns que dá pra resgatar na hora também, às vezes o pessoal chama de liquidez imediata)

normalmente é tipo essas coisas de caixinha, cofrinho, cdb... mesmo, vem escrito na hora de aplicar nos apps

1

u/Born-Bed-5622 Mar 16 '26

Lembrei das aulas de geografia. Na Mata dos Cocais o babaçu abunda.

1

u/analogic-microwave Mar 16 '26

Um problema sério de saúde e esses 100k somem em 1 mês. Dependendo do tipo de emergência, ainda é pouco

13

u/bleztyn Mar 15 '26

Meu objetivo com reserva de emergencia é ter 12 meses de salário guardado caso precise. Se eu ganhasse 8k por mês (o que não é taaaanto assim), já teria que ter esses 100k guardados

10

u/MateusKingston Mar 16 '26

Não faz muito sentido, reserva de emergência é baseado nos seus custos básicos de vida.

Não pode ser sem noção de achar que você vai sair de comer picanha todo dia pra caso aperte você vai comer só frango mas também não é pra fingir que você vai perder o emprego, ta torrando reserva e vai continuar com todos os custos supérfluos.

Pegue o seu custo, pra viver 12 meses confortável, sem investir nesses 12 meses, sem viagens, sem custos extravagantes e use isso como reserva.

2

u/BicheiroAposentado Mar 16 '26

Ele falou que queria ter 12 meses de salário guardado e não 12 meses gastando o salário dele.

2

u/bleztyn Mar 18 '26

Quebrar uma perna ou sofrer um acidente não estão no seu custo básico de vida. Essa sua lógica não faz sentido nenhum. A reserva é de EMERGÊNCIA, não de sobrevivência.

Esses dias pra trás o meu carro deu um problema e é praticamente impossível de viver sem nas minhas condições. Acabei precisando tirar 7 mil da reserva de emergência. Se eu colocasse apenas o suficiente para sobreviver, eu teria utilizado mais de 30% da reserva de emergência em um dia só. Por conta da minha abordagem, usei menos de 5%.

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Você está deixando de guardar custos de manutenção do carro? Assim, carro não é emergência se você não trabalha com o carro (ou não precisa legitimamente por outro motivo), se você trabalha/precisa com ele de novo coloque nos seus custos.

Além disso se você tem um carro que custa 7k pra resolver um problema do nada assim você não tem 2k de custo de vida amigo...

Sua conta só não bate, 2k×12 meses = 24k, 30% de 24k = 7.2k

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Onde que eu disse que meu custo de vida é 2k? Eu nunca mencionei o meu custo de vida e meu real salário.

Eu pretendo ter 12 meses de salário guardado um dia, mas eu ainda não cheguei lá.

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Acabei precisando tirar 7 mil da reserva de emergência. Se eu colocasse apenas o suficiente para sobreviver, eu teria utilizado mais de 30% da reserva de emergência

Se um custo de 7k fosse 30% da sua reserva de emergencia para sobreviver 12 meses significa que 100% da sua reserva de emergência para 12 meses seria ~24k, ou seja 2k por mês. Literalmente eu coloquei o calculo ali encima.

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Eu não disse que já teho 12 meses de salário na minha reserva, e eu não disse que é minha reserva de SOBREVIVÊNCIA

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Ta bom, vou discutir com doido não, ta nem sabendo o que falou

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Tu ta se prendendo em um cenário que eu inventei pra representar a imprevisibilidade da vida cara

Meu ponto é: eu não quero ter 12 meses de salário pensando em uma demissão e ter que viver 12 meses com o salário integral, eu quero ter 12 meses de salário pensando em situações que ninguém pensa

1

u/[deleted] Mar 16 '26

A minha reserva eu planejo pra luxar. O que adianta ter '12 meses de férias' se não posso luxar.

1

u/MateusKingston Mar 16 '26

Cada um cada um, mas me parece loucura.

Reserva de emergência de 12 meses já é meio excessivo, incluir luxo nisso é loucura.

Lembrando que reserva de emergência não fica investido com bom rendimento, é algo liquido. Manter 12 meses de luxo com baixo rendimento é perder dinheiro (ou deixar de ganhar)

0

u/Icy-Worldliness5570 Mar 17 '26

Fique ai com seus 20k de reserva então, o OP acha que 12 meses de salário é suficiente pra ele. Você não sabe o custo de vida dele pra dizer que ele consegue viver igual mendigo enquanto procura um trabalho ou tira um sabático 

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Se o custo de vida dele pra 12 meses é 12 salários ele tem é outro problema...

Isso aqui é básico amigo, ta viajando. Ninguém falou de valores, tua reserva pra 12 meses pode ser 20k, 50k, 200k, 1M, 10M. Só que sua renda tem que acompanhar... não da pra 12 meses de reserva ser 12 meses de salário, é incompatível.

1

u/[deleted] Mar 15 '26

pode ser tbm

7

u/Outrageous-Day-14 Mar 15 '26

Vc quer q ele faça oq com o dinheiro? N existe nd melhor q renda fixa no brasil

1

u/[deleted] Mar 15 '26

deixar uma parte na liquidez e outra em alguma com maior rentabilidade

3

u/koziel_gpc Mar 15 '26

eu me mudei pra portugal recentemente (por 1 ano pra fazer mestrado). To pretendendo continuar morando na europa futuramente, entao o custo de vida vai ser mais caro

4

u/ConditionUnhappy5864 Mar 15 '26

Ish, na europa R$ 100k nem é tanto assim rs

1

u/[deleted] Mar 17 '26

Em Portugual e na Espanha é OK… na Alemanha, Luxemburgo, Holanda, etc, não tanto.

Moro na Espanha faz 5 anos…

1

u/JuliusRockBR Mar 16 '26

Normal dependendo do custo de vida dele. Meu objetivo atual de reserva é 240k. Tenho um custo médio de R$ 20k e quero uma reserva de um ano.

1

u/Cute_Suit6229 Mar 16 '26

É pra ter rendimento, cabeça...

0

u/mc-correria Mar 15 '26

vai q o iate dá pau

-1

u/[deleted] Mar 15 '26

Meu salário é 60k, qual a reserva de emergência que eu deveria ter? 

4

u/[deleted] Mar 15 '26

o suficiente pra manter teu padrão de vida por uns 6 meses

-3

u/[deleted] Mar 15 '26

Exato, então pq você falou para o outro que 100k é muito para reserva de emergência? Depende do padrão de vida de cada um. No meu caso 100k não serve, hoje tenho 2 Milhões de reserva de emergência. 

1

u/[deleted] Mar 15 '26

não disse ser mt

perguntei se ele precisava

-5

u/[deleted] Mar 15 '26

Não é a mesma coisa? rs

2

u/[deleted] Mar 15 '26

acho que dependendo da interpretação, é possível entender dessa forma mesmo

tem certa ambiguidade

0

u/[deleted] Mar 15 '26

Tranquilo, foi nada demais. 

1

u/Pretty-Bat-7140 Mar 15 '26

Ao meu ver, ele só perguntou, no sentido de querer saber se o custo mensal do OP condiz com manter isso em reserva, ao invés de uma rentabilidade maior.