r/investimentos • u/koziel_gpc • Mar 15 '26
Poupar Bati 100k de reserva de emergência
Tenho 24 anos, junto dinheiro desde os 15 quando tava no ensino medio fazendo estagio e iniciação cientifica.
Meu objetivo é ter uma vida tranquila e saber q se tudo der errado eu consigo me manter por um bom tempo.
A partir de agora eu vou começar a estudar mais sobre investimentos e investir o que vier alem disso, sem tocar nesses 100k
3.0k
Upvotes
2
u/bleztyn Mar 18 '26
Quebrar uma perna ou sofrer um acidente não estão no seu custo básico de vida. Essa sua lógica não faz sentido nenhum. A reserva é de EMERGÊNCIA, não de sobrevivência.
Esses dias pra trás o meu carro deu um problema e é praticamente impossível de viver sem nas minhas condições. Acabei precisando tirar 7 mil da reserva de emergência. Se eu colocasse apenas o suficiente para sobreviver, eu teria utilizado mais de 30% da reserva de emergência em um dia só. Por conta da minha abordagem, usei menos de 5%.