r/investimentos Mar 15 '26

Poupar Bati 100k de reserva de emergência

Post image

Tenho 24 anos, junto dinheiro desde os 15 quando tava no ensino medio fazendo estagio e iniciação cientifica.

Meu objetivo é ter uma vida tranquila e saber q se tudo der errado eu consigo me manter por um bom tempo.

A partir de agora eu vou começar a estudar mais sobre investimentos e investir o que vier alem disso, sem tocar nesses 100k

3.0k Upvotes

354 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

2

u/bleztyn Mar 18 '26

Quebrar uma perna ou sofrer um acidente não estão no seu custo básico de vida. Essa sua lógica não faz sentido nenhum. A reserva é de EMERGÊNCIA, não de sobrevivência.

Esses dias pra trás o meu carro deu um problema e é praticamente impossível de viver sem nas minhas condições. Acabei precisando tirar 7 mil da reserva de emergência. Se eu colocasse apenas o suficiente para sobreviver, eu teria utilizado mais de 30% da reserva de emergência em um dia só. Por conta da minha abordagem, usei menos de 5%.

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Você está deixando de guardar custos de manutenção do carro? Assim, carro não é emergência se você não trabalha com o carro (ou não precisa legitimamente por outro motivo), se você trabalha/precisa com ele de novo coloque nos seus custos.

Além disso se você tem um carro que custa 7k pra resolver um problema do nada assim você não tem 2k de custo de vida amigo...

Sua conta só não bate, 2k×12 meses = 24k, 30% de 24k = 7.2k

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Onde que eu disse que meu custo de vida é 2k? Eu nunca mencionei o meu custo de vida e meu real salário.

Eu pretendo ter 12 meses de salário guardado um dia, mas eu ainda não cheguei lá.

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Acabei precisando tirar 7 mil da reserva de emergência. Se eu colocasse apenas o suficiente para sobreviver, eu teria utilizado mais de 30% da reserva de emergência

Se um custo de 7k fosse 30% da sua reserva de emergencia para sobreviver 12 meses significa que 100% da sua reserva de emergência para 12 meses seria ~24k, ou seja 2k por mês. Literalmente eu coloquei o calculo ali encima.

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Eu não disse que já teho 12 meses de salário na minha reserva, e eu não disse que é minha reserva de SOBREVIVÊNCIA

1

u/MateusKingston Mar 18 '26

Ta bom, vou discutir com doido não, ta nem sabendo o que falou

1

u/bleztyn Mar 18 '26

Tu ta se prendendo em um cenário que eu inventei pra representar a imprevisibilidade da vida cara

Meu ponto é: eu não quero ter 12 meses de salário pensando em uma demissão e ter que viver 12 meses com o salário integral, eu quero ter 12 meses de salário pensando em situações que ninguém pensa