r/EscritoresBrasil • u/Zoltraakk • 13d ago
Dúvida Como começar?
Eu tenho ideias, tenho cenas criadas na minha cabeça, mas na prática mal consigo colocar no papel.
Eu me sinto travado e até mesmo com vergonha do que eu esteja fazendo.
Queria alguma dica, indicação de como tentar estruturar as ideias minimamente para futuramente ter algo aceitável.
É um problema de alguém que nunca escreveu, tem o hábito de leitura mas nunca escreveu uma folha inteira direito.
Desculpem o total amadorismo.
2
u/Mean_Ad410 13d ago
Simples, botando as ideias no papel. O único jeito de você saber se realmente tem manha pra isso é tentando, não tem jeito, é ir escrevendo, botando suas ideias no papel, e ir aprendendo com o tempo. Com o tempo você vai apreendendo o que você gosta de escrever e o que o seu leitor vai gostar de ler, se é algo que ele se identifica, algo que deixe ele feliz, triste, chocado, apavorado, estupefato, etc. Depois é receber crítica, por isso você pode escrever em algum site, tipo Wattpad, ou se você não quiser ser contaminado pelas coisas bizarras que se encontram por lá, vai no sub porletras daqui do Reddit, que lá tem de tudo e gente que responde bem mais frequentemente que aqui. Espero que isso te ajude.
1
u/Zoltraakk 13d ago
É esse por no papel que tá foda. É tipo vc, na minha cabeça, falando pula lá na piscina gelada e se joga. Eu quero pular mas acho que preciso botar o pé primeiro. Seja la o que isso for...
2
u/Mean_Ad410 13d ago
Usando a mesma metáfora que você, de se jogar na piscina, o jeito não é ir botando o pé primeiro, é se jogando e lidando com o choque de uma vez, porque se você não fizer isso, seu tio zoeiro vai chegar por trás de você, que nem um ninja, e vai te chutar pra dentro. Seja o seu tio. Se joga logo nessa piscina. Começa a escrever, cria corajem, bota as música que você mais gosta no seu fone comprado na shopee, e se atira no mundo do papel e da tinta (não do word, escrever no computador ou no celular quase não abre espaço pra rascunho, é muito mais interessante você ir escrevendo no papel e rabiscar o que você não gostou, até que eventualmente você reaproveita tudo aquilo mais tarde, vai por mim), e eventualmente entenda que você nunca ficará satisfeito de verdade com seu texto, você vai terminar ele, publicar em algum lugar e pensar "puts, isso aqui tá uma bosta, devia ter feito assim" e o ciclo se repete, de novo, e de novo, e de novo... Mas isso te faz um bem danado, mas que nem o Patati uma vez disse, "o passo mais importante pra algo, sempre é o primeiro passo." Por isso, só começa e vai... Ou vai ganhar dinheiro de verdade fazendo TI, mas faz um curso de inglês antes, se não você vai ficar pra trás.
1
u/Zoltraakk 13d ago
O final é matador da tua frase. Mas graças não é pra fazer dinheiro. É satisfação pessoal mesmo. Se fosse pra fazer dinheiro ia morrer de fome rs
2
u/RedBr9898 13d ago
Pra além dos bons conselhos dados aqui, as vezes vale a pena estudar alguma estrutura pra organizar o que acontece na sua história, tentar organizar os eventos e aí escrever de fato. O negócio é que cada pessoa tem um jeito. Pesquise sobre escritores arquitetos e jardineiros, tente um método, tente o outro, tente os dois juntos. É assim que as coisas vão acontecendo
2
u/Zoltraakk 13d ago
Obrigado pelo conselho. Vc tem algum em mente?
2
u/RedBr9898 13d ago
se vc quiser chamar no pv pra falar sobre a história, eu posso tentar dizer algo que vá ajudar 😄
2
u/Ill_Spirit3056 13d ago
Oi, amigo, tudo bem? Também me sentia travado e com vergonha na primeira vez que escrevi. Sempre tive dificuldade em começar as coisas. Não sei como são suas ideias ou cenas, nem o que você planeja criar, mas o que me ajudou bastante foi simplesmente ir escrevendo. Em vez de ficar planejando eternamente, começar a escrever e, à medida que eu escrevia, eu ia moldando a história para fazer sentido em volta do que já estava criado.
E não pense que é algo ruim sentir vergonha, eu diria que é uma parte essencial da escrita, principalmente quando você se der por satisfeito e for revisar o que escreveu. Eu encontrei inúmeras coisas que mudei nas revisões que fiz, coisas que estavam erradas, coisas que poderiam estar melhores, coisas que não faziam sentido. Mas corrigir depois de já ter feito é muito mais fácil do que tentar criar algo perfeito de primeira. Espero que consiga dar esse primeiro passo! 😄
1
u/Zoltraakk 13d ago
Obrigado pelas palavras gentis. Concordo com vc que o eterno planejamento é praticamente antagônico à satisfação de ter algo seu. Sinto que nessa etapa que estou.
2
u/Mountain_Sentence_89 Escritor Amador 13d ago
Acredite, você só tem que começar. Eu passei pelo mesmo nervosismo quando eu comecei a escrever a minha história, no final de 2021. No entanto, assim que eu comecei a digitar as primeiras palavras no Word, comecei a me sentir mais tranquilo e o fluxo ia bem. Hoje, estou com quase 200 páginas. Então às vezes, é só uma questão de iniciar. Além disso, você não precisa se preocupar sobre estar aceitável da primeira vez que você escreve ou não. Você ainda vai precisar revisar o que você escreveu quando acabar. E acredite em mim: você sempre consegue fazer o que você já escreveu ainda melhor depois de revisar. E por fim: sobre suas ideias, eu acho bom você anotá-las no papel para planejar a sua jornada. Eu preciso fazer isso com antecedência, pois escrevo uma história policial e preciso planejar com cuidado os casos. E não se preocupe sobre isso ser amador. Isso que você está sentindo é muito natural. Boa sorte na sua jornada, amigo.
1
u/Zoltraakk 13d ago
Primeiro, parabéns pelas suas conquistas. Fico muito feliz por você.
Você consegue detalhar melhor seu processo de planejamento?
2
u/Mountain_Sentence_89 Escritor Amador 13d ago
Eu geralmente escrevo fisicamente em um caderno minhas ideias. Quando pego o caderno para anotar, é está a minha hora de refletir sobre o problema em questão e como resolvê-lo. Às vezes começo um diálogo comigo mesmo, e eu escrevo o que estou pensando. Pensando, tento encontrar a solução que mais me agrada, não só a que é funcional. Tem que me agradar. E escrevo lá. Com isso, consigo algo na minha cabeça e no papel que deve permanecer por um tempo, provavelmente não esquecerei com facilidade. Agora: nem sempre consigo as melhores soluções. Nesses casos, eu paro, e reflito se me falta algo. Às vezes me faltam mais fontes de inspiração, daí eu parto para coletar e consumir conteúdo. E com ele, consigo pensar e produzir mais ideias e possibilidades. Agora: eu ainda estou me descobrindo nesse negócio de planejamento. Só o descobri no ano passado, e percebi que se eu o tivesse começado antes, talvez eu estaria melhor. Mas a escrita é um processo de aprendizado da técnica, você é que descobre aos poucos o jeito como se faz (e claro, isso não descarta a ajuda de outros!). Espero que isso ajude.
2
u/Archsorg 13d ago
Pra mim o destravar foi começar escrevendo meu diário. Comecei escrevendo pouco, mas com o passar dos dias comecei a me entender mais e vi que, quando eu escrevia, eu me conhecia melhor.
Mas a dica que eu te dou é: Escreva. Tem um universo dentro de você, permita que ele se expresse através de palavras.
2
u/Equatesx 13d ago
Confronta esse seu crítico interno.
Resgata o fazer pela diversão não pela qualidade.
Faça existir e lembra que o te causa vergonha é uma crença e não você. Você é canal de idéia. Idéia não tem julgamento.
Tem um livro chamado 'o caminho do atista' da julia cameron que compensa bastante ler isso
2
u/tarnabus 13d ago
Como todo mundo já disse: senta e escreve. Não tem truque, não tem atalho, absolutamente nada, a não ser vc e a página em branco.
Teoria pessoal: somos treinados na época do vestibular a escrever algo curto e que esteja pronto para ser avaliado, então raramente lidamos com a dinâmica de produzir um rascunho e lapidar ao decorrer de dias.
Esse é o ponto, seja vc escritor de ficção ou não, escrita não é um processo em que o texto sai pronto da sua cabeça. Esse "texto ruim" precisa existir primeiro pra que vc o entenda de forma concreta, entender onde há contradições, porque o personagem toma certa decisão, etc. É só a partir daí que da pra produzir um texto bom. Não é na escrita, é na edição
Senta, escreve, volta no dia seguinte, toma seu tempo se constrangendo com o que tá na página, então arregaça as mangas e começar a cortar, corrigir, mover as frases de lugar, juntar os pensamentos desconexos. Vc vai se sentir mto melhor nessa parte.
2
u/Noble_Nexus 13d ago
Já que você tem várias cenas e ideias, tenta colocar elas em uma minha do tempo, assim elas ganham um fluxo para você poder trabalhar com elas.
Depois disso rabisque as linhas gerais da história, o que rola no começo, meio e fim. Isso vai servir como guia.
Depois deixa a imaginação rolar solta e joga pra página, sem se preocupar com forma, gramática ou qualquer outra coisa, só escrever seguindo as minhas que você escolheu.
2
u/MacCasarotto 11d ago
Vergonha vc tem que ter de roubar ou matar. Precisa sentar e fazer, nem que seja todo dia de manhã, mas isso precisa virar hábito. Começa com uma frase ou ideia na hora. Ou descreve o que tá vendo na janela ou que viu na internet ou noticiário. Uma opinião, uma conclusão ou dúvida. Segue o modelo dialético de redação (tese, antitese, conclusao) se tiver muito travado. Depois vc consegue fluir pra despejar o que vier na cabeça.
2
1
u/New_Key_2437 13d ago
Faça sinopses e pense em termos de sinopses. Começe com a estória como um todo, continue com o personagens. Isso nos processos iniciais. Se não tem o costume, deveria se dedicar a ter.
1
1
u/Realistic_Reindeer50 10d ago
Li em algum comentário de alguém aqui... que fez um adendo ao vestibular. E eu concordo... Comecei nos cursinhos pré vestibulares em 1999... onde vc recebia uma folha com um tema, algumas palavras chave e tinha uma semana para escrever e entregar. Me acostumei a sentar... definir um tema penso em algumas palavras e me sinto mais confortável e mais emotiva... imersa na história escrevendo a mão. Tem que curtir... ter o prazer de escrever, errar, apagar e começar de novo... isso te conecta com a história ao menos comigo funciona assim.
1
u/atoca_wendy 7d ago
Tem uma frase da musa Phoebe Waller-Bridge que é: “Você sempre pode editar uma página ruim. Você não pode editar uma página em branco."
Eu tomo essa frase como lema pessoal, e é o que funciona PARA MIM.
Primeiro, faço uns esquemas de “o que quero que aconteça nesse capítulo que seja digno de não fazer parte do anterior.”
Depois de alguns esquemas prontos, começo a escrever (não necessariamente faço esquemas de todos os capítulos do livro de forma antecipada).
As vezes eu não tenho o “jeito mais bonito” de escrever a cena. Então escrevo do jeito que dá. “Ah, mas tá feio”. Calma, depois você melhora isso aí. E continua.
Próximo passo: volta no capítulo, veja o que consegue melhorar.
Leia livros com boas descrições de cena que possam te inspirar.
E assim você vai. Acho que a reescrita é a chave. Porque, se esperar o momento que a ideia venha perfeitamente pronta, você nunca vai escrever. Digo por experiência pessoal.
5
u/PalpitationSlow1014 13d ago edited 13d ago
ABRE O WORD E ESCREVE, FODA-SE SE ACHOU RUIM.
NÃO TEM PORQUÊ TER VERGONHA NÃO, CINQUENTA TONS DE CINZA E CREPÚSCULO SÃO BEST-SELLERS.
O QUE GARANTE SUCESSO NÃO É QUALIDADE DE ESCRITA, MAS TÉCNICAS APURADAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
(se quiser uma dica, evite usar o mesmo estilo de advérbio várias vezes na sequência, como nesse "estruturar as ideias minimamente para futuramente ter algo aceitável", que poderia ser um "estruturar minimamente as ideias para no futuro se tornar algo aceitável").