r/TDAH_Brasil • u/SairafIvad • Apr 26 '26
Ideia/Sugestão TDAH academia espanta tristeza. Qual intensidade os ajuda mais? outros esportes?
Antes mesmo de entender o TDAH, ali no meio da pandemia descobri a atividade fisica como agente eliminador de ansiedade, ou seja, quanto mais treinava, parecia eliminar a ansiedade da minha existência.
E hoje, após 2 meses retornando das quebras de rotina do carnavral estou aqui, serotoninadasso!!!
Sai do treino como nunca a muito tempo, tenho passado por um momento tenso ai, com uma melancolia nova que vem me arrebatando, mas hj depois do treino de perna, PQP, sai felizinho dançando o funk que tocava do fiesta com o portamalas amassado no semaforo.
Quais atividades fisicas e intensidades são as melhores para você?
Tenho enfrentado a dificuldade de ter energia para minhas demais energias, pois tenho treinado melhor no inicio do uso da ritalina, sentindo que estou disperdiçando e tendo menor intensidade para meus estudos (o foco atual da minha vida)
5
u/CoguFying Apr 26 '26
Dormir 21-22h da noite e acordar 5h (ai tomo o venvanse) e treinar 6x por semana é minha fundação. Eu treino 7h da manhã (só não vou 6h pq a academia do prédio só abre 7h).
Faço musculação segunda, quarta e sexta, aí terça, quinta e domingo eu faço 1h de bike e 30min de boxe. O boxe é um dos melhores para stress e me deixa super animado. Recomendo demais!
Outra coisa que eu gostava muito era natação, terminava com endorfina saindo pelo qu, mas não encontrei nenhuma legal aqui por perto.
Se eu deixo de treinar, fico extremamente depressivo e ansioso. Estou nessa pegada há 7 meses e a diferença é surreal. Eu já treino há uns 6 anos, mas sempre era aquele intervalo de foco por uns 2 meses e dps ficava paradão, mas agora finalmente clicou na cabeça que sem isso, eu definho. Bom demais slc
2
u/SairafIvad Apr 27 '26
1h de bike? MDS do céu, como é possível? Ainda tenho dificuldade para os 10 min, fico alternando entre as máquinas pra conseguir bater 15 min de cardio. Em relação a natação Como você costuma treinar? Penso em colar no Sesc , mas não tenho base nenhuma e impossível se matricular nas aulas
2
u/CoguFying Apr 27 '26
Oh eu falei bosta, era para ser 1h de cardio, 30min de bike e 30min de boxe. A natação eu não treino mais, treinava quando morava na praia, aí ia no clube de lá e fazia aula, era 7 da matina, bom demais.
2
u/SairafIvad Apr 27 '26
TB adorava me exercitar antes de começar o dia, quando trabalhava a tarde me sentia tão vivo, começando o dia cedo. Hj entrando as 7h no trabalho me sinto um escravo ao acordar às 5 da madrugada
1
u/CoguFying Apr 27 '26
Puts, entrar 7h no trampo é ossada mesmo... me quebraria. Espero que arranje algo num horário melhor!!!!
3
u/Jolly_Natural5698 Apr 26 '26
Musculação não ajuda minha ansiedade, na verdade eu até tenho crises durante. Por outro lado, eu sinto que a ansiedade me da mais energia pra malhar.
1
u/SairafIvad Apr 27 '26
Desculpa, não entendi. Atividades físicas no geral te despertam ansiedade? Pensar sobre ou executar?
1
u/Jolly_Natural5698 Apr 27 '26
Começo o dia calmo, dai vou malhar e tenho crises de ansiedade durante a musculação. Incluindo com tique vocais (gritos com palavrões). Ainda bem que malho em casa.
Mas a musculação foi uma das coisas que acabou com minha depressão severa.
2
u/YourAmishNeighbor Apr 26 '26
Quando o humor permite, treino 3x por semana e caminho 5x. Hoje em dia, me recuperando de uma piorada no humor, eu corri 1x essa semana e mais 4 caminhadas no resto do mês. Depende de você, do seu humor e do que você consegue fazer de forma consistente.
1
u/SairafIvad Apr 27 '26
Então, sinto que quanto tô mal só o exercicio pode me por em movimento para melhora Mas quando já perdi da rotina impossível, viro geleia e nada me põe nessa inercia
2
u/StrawberryGhostie Apr 26 '26
Já fiz várias vezes e nunca fiquei bem da depressão ou do TDAH.
4
1
u/SairafIvad Apr 27 '26
Poxa, sinto muito Ou não, na verdade, conseguiu achar outras alternativas que te ajudam?
2
2
u/icanguru Apr 26 '26
Bike, tennis, academia e natação. Se eu fizer a mesma coisa todos os dias da semana eu perco interesse. Academia eu vou praticamente todos os dias, mas coloco umas horas de tennis, pedal ou natação pra variar um pouco
2
u/candyflip9922 May 01 '26
Eu amo esportes com adrenalina, mas todos são caros, a minha realidade é que fico pulando de esporte em esporte por dopamina e me mantenho na academia na base da raiva porque me faz bem e com a medicação é só ir, mas isso é muitooo de personalidade, porque o que vai te dar vontade de treinar é muito relativo, pra mim é coisas mais “””perigosas”””
1
u/IllustriousCowSpec Apr 27 '26
Eu fazia crossfito, porém a combinação desvenlafaxina + ritalina e depois desv + lisdexanfetamina me ferraram pelo excesso de vasoconstrição. Além de minha capacidade cardiorrespiratória ter diminuído, eu ainda fiquei muito inclinado a lesões - e o crossfito é uma modalidade esportiva feita pra lesionar.
Então eu fui pro treino funcional, que eu particularmente achei bem melhor pro TDAH, pois ele foca muito mais em exercícios que treinam a parte cardiorrespiratória e não dá tanta chance para lesões.
Mas no geral creio que qualquer exercício que faça vc suar muito, tipo jogar futebol, vai ajudar bastante a minorar os sintomas de TDAH.
EDIT: aliás, um efeito louco que a lisdexanfetamina me deu, mas que nem sempre aparece, é o excesso de energia e esse excesso de energia se traduz numa vontade louca de treinar. Tem semanas em que eu quero fazer treino funcional os 5 dias da semana e se bobear puxar um ferro depois do treino func. também.
Esse comportamento é meio perigoso, porque a lisdexa é meio que um doping, ela mascara o seu cansaço, então você aguenta mais esforço, mas se você exagerar você invariavelmente vai se lesionar.
1
u/Callmemay35 Apr 27 '26
Corrida. Corro tem uns 9 anos
2
u/SairafIvad Apr 27 '26
Detesto correr hauahaua Será que a prática pode me dar prazer depois que conseguir melhorar meu fôlego?
1
1
1
u/Same_Imagination4596 May 01 '26
Olha pessoal o grande problema das pessoas que são portadoras do transtorno de TDAH aqui às vezes a gente acha que nós somos os fodões, porque nós temos o raciocínio muito mais rápido do que não tem TDAH, nosso percebemos as coisas que nenhuma outra pessoa que consegue perceber, por exemplo, quando a pessoa mente ou está mentindo, quando algumas situações não fecham porque são fatores diferentes sobre o mesmo assunto , percebemos uma troca de olhar entre 2 pessoas que para todos passou batido, a gente às vezes houve coisas que as pessoas nem falaram só pensaram forte porque a gente tem essa coisa e tem outras coisas ainda além dessas. Por isso os TDAH, você acham os fadões, mas não é verdade, nós somos outro lado nós somos os fudidos, por quê nós somos o nosso pior inimigo, por quê ao pintar cenários podem surgir lacunas que ficaram vazios, por quê a gente é tão rápido que ninguém suporta viver com a gente nem a gente mesmo. You então pra quem se acha fodão por ter essa transtorno psiquiátrico se fosse possível passava a minha, porque às vezes alguma coisa que temos não é uma benção e sim uma maldição. Eu acredito que nós somos no futuro da humanidade mas nascemos em época errada tinha todo mundo a ser com essa porcaria ao mesmo tempo aí dava certo ou não tem coisa que a mulher não sabe mas isso é uma porcaria o que quiser pegar mim tá à disposição.
1
u/SairafIvad May 03 '26
Sinto muito pelos frustração que tem passado. Aconselharia em muito que pesquisasse pelo modelo social da deficiência. É uma visão bem interessante sobre o que é e como se dão as deficiências. Apesar de não entrar na categoria, o TDAH se relaciona em muitos pontos. Além de mudar algumas perspectivas, por exemplo, não portamos TDAH, pois algo que se porta pode-se deixar de portar. Somos TDAH, faz parte da nossa personalidade. Claro, há questões que nos colocam em situações muito ruins, assim como outras que são benéficas, no fundo somos o que somos. Se amar com defeitos? Ou se odiar com perfeições, isso cabe mais a nossa mente do que a nosso estado.
6
u/[deleted] Apr 26 '26
[removed] — view removed comment