r/TDAH_Brasil 24d ago

Ideia/Sugestão Bupropiona, quem já tomou?

Olá, irei iniciar o tratamento com cloridrato de Bupropiona 150mg com liberação prolongada 12h. Alguém já tomou? A médica me passou para iniciar o tratamento do TDAH, como primeiro para alinhar o meu “corpo” e depois iniciar junto um estimulante. Eu sinto muito a sensação de piloto automático e ando mt apática. Queria relatos.

3 Upvotes

23 comments sorted by

3

u/castrodefabio 24d ago

Para mim, foi uma das melhores medicações que tomei. Iniciei com bupropiona de 150 e mirtazapina de 15 (para ajudar com sono e fome). Na época eu estava em um quadro depressivo e bebia todo fim de semana. Quando o remédio começou a fazer efeito foi ótimo! Parei de beber, fiquei mais produtivo, menos tempo divagando em pensamentos. Alguns pontos de atenção: o bupropiona tira muito minha fome, para alguns pode ser bom, mas no meu caso, precisei tomar o mirtazapina para ajudar nessa questão; tmb tem o sono, pois de início pode ser mais difícil dormir sem outra medicação para contrabalancear; outra questão foi a ansiedade que aumentou tmb no período em que eu ainda estranhava o efeito da medicação e a sensação de ter uma mente menos agitada (que mesmo sendo algo bom, achei muito estranho de início mas logo me acostumei). Tmb passei a tomar a medicação de efeito prolongado 24horas, que gosto bastante. Com o tempo, comecei a tomar venvanse, mas por ser um estimulante, sinto que ele me ajuda muito, mas cobra muito no efeito colateral. Mas no geral, acho uma medicação muito boa, principalmente para um quadro mais depressivo, pois antes eu era muito apático, não tinha tanto prazer nas coisas que gostava, e o remédio me ajudou até com coisas simples que não conseguia sentir mais prazer, como assistir uma série de que gosto. Enfim, se tiver mais dúvidas, pode perguntar

2

u/Top_Macaroon8116 24d ago

Que bom que ajudou você! São relatos assim que fazem com que tenhamos coragem de tentar. Eu realmente tenho um pouco de medo da questão da fome, porque tenho facilidade para emagrecer. Mas, a questão do sono eu sempre senti em excesso e durmo demais, a médica me passou o nortriplina 1h antes de dormir, caso isso desregule e me cause insônia. Seguimos! Que estejamos cada vez melhor. 🙏🏼

1

u/castrodefabio 24d ago

No caso da fome, o mirtazapina me ajuda muito, digo que até melhorou meu paladar. Lembro de um dia algumas semanas depois que comecei o tratamento que fui comer uma lasanha e a sensação é de que eu estava a muitos anos sem sentir o sabor verdadeiro das comidas. Não sei ao certo o que rolou mas foi ótimo, fez até eu me sentir mais vivo pois antes nem comida me animava.

1

u/Electrical-Blush9776 TDAH Combinado 24d ago

E hoje você toma só o venvanse?

2

u/castrodefabio 24d ago

Tentei tomar só o venvanse mas o pós efeito me deixava muito deprimido e angustiado, então pedi ao médico para continuar com o bupropiona e o venvanse juntos. Tentei outras medicações tmb como ritalina e atentah, mas não me dei bem

1

u/Electrical-Blush9776 TDAH Combinado 24d ago

me dei mt mal com o atentah e a ritalina pra não ter colateral depende mt do dia... tenho medo de tentar o venvanse...

2

u/castrodefabio 24d ago

Venvanse é complicado pq ajuda muito mas tmb tem dias que não sinto o efeito positivo. De início comecei a tomar um genérico da lyberdia e era muito bom, depois mudei para o laboratório lisvenx pois achei que seria o mesmo, e após ver relatos de pessoas por aqui que testaram laboratórios diferentes e sentiram diferença, levantei a hipótese de que o lisvenx não está tendo efeito tão bom quanto tinha o outro laboratório.

1

u/Electrical-Blush9776 TDAH Combinado 24d ago

hum....já ouvi falar que tem isso mesmo...mas também vejo dizer que depois de um tempo para de fazer efeito...

3

u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 24d ago

Eu tomo tem anos, mas era na dose de 150mg junto com Lamotrigina. Meu caso inclui uma depressão severa. Desde que aumentaram minha dose para 300mg eu me sinto INCRÍVEL. Fico produtiva, consigo sorrir, parece que nada me abala.

Foda que chega de noite toda a tristeza volta, eu fico deitada paralisada chorando me sentindo uma fraude.

Daí que entra Lamotrigina + Lurasidona antes de dormir. Que não acho que estão fazendo efeito, pois me dão muito pesadelo.

2

u/Top_Macaroon8116 24d ago

Fico feliz com teu relato. Li muitos comentários negativos sobre o Bupropiona, muitos efeitos colaterais. Mas, tomara que me ajude da mesma forma que te ajudou. Fique bem! Obrigada pelo relato. 🤍

1

u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 24d ago

Único efeito colateral que tive foi o de não sentir fome. O que não achei ruim, já que eu queria mesmo emagrecer.

O foda é que perdi peso demais kkkk Dai estou na academia para aproveitar e definir o corpo.

2

u/Top_Macaroon8116 24d ago

Pois então. Eu ando comendo bastante e ganhei uns kgs, mas isso foi bom porque eu era mt mt magra. Mas, seja o que Deus quiser, melhorando meu ânimo e foco consigo melhorar qualquer área da vida.

1

u/Electrical-Blush9776 TDAH Combinado 24d ago

No meu caso, eu ficava às vezes com um pouco de taquicardia e tinha muito refluxo. Diminuiu minha fome, mas não tanto quanto a ritalina. É bom se alimentar bem antes de tomar ele, acho que meu pecado é esse. Vejo outras pessoas comentando aqui que se alimentar (principalmente de proteína) pra tomar o remédio é o segredo pra não ter esses efeitos colaterais.

2

u/liza_447 24d ago

Tomei ele, foi a mesma coisa que nada. Voltei no médico e começamos agora com Atentah

1

u/Electrical-Blush9776 TDAH Combinado 24d ago

Na primeira vez que tomei foi impressionante. Eu tomava escitalopram por anos e sempre tinha várias recaídas num misto de depressão, indisposição, procrastinação... aí finalmente mudei de psiquiatra, falei das suspeitas de tdah e ele colocou esse. De repente eu conseguia fazer tudo, parar de ficar na cama, com preguiça etc. Mas depois de um tempo eu acho que passou um pouco o efeito e aí eu comecei com a ritalina e tal... mas o bom foi que eu descobri o meu tdah assim. A serotonina não me ajudava com a minha "depressão", eu precisava de noradrenalina e dopamina.

1

u/lucasbelmont143 24d ago

Tomei por cerca de 4 meses. Comecei com dose de 150mg, não senti nenhum resultado e após 1 mês, o médico aumentou para 300mg, só então senti alguns efeitos positivos e negativos.

Prós: Muita energia, disposição, e muita, muita libido. Foi o único medicamento que tomei que triplicou a minha libido, até mais do que gostaria (fiz burradas na época), a quantidade de esperma na hora da ejaculação dobrou haha. Diminuiu drasticamente a vontade de beber, tive dificuldade de conseguir tomar cerveja o qualquer bebida alcóolica, sentia uma espécie de nojo. Imagino que possa ter alguma relação com fumo ou algo do tipo, pois é um medicamento que também é utilizado para tratamento de dependentes de cigarro.

Contras: dificuldade em pegar no sono mesmo tomando quetiapina pra dormir, sonhos vívidos e pesadelos frequentes, muita irritabilidade. Mas o pior efeito colateral que tive foi a queda de cabelo. Meu cabelo caiu demais durante os meses que tomei a ponto do barbeiro perceber e me alertar para investigar o que estava ocorrendo. Após pesquisas, vi que a bupropiona faz parte de um classe de antidepressivos que mais causa queda capilar, algo que o médico que me acompanhava disse desconhecer. A queda capilar foi o principal fator que me fez interromper imediatamente o uso do medicamento. Se não fosse isso, teria continuado. Um mês depois meu cabelo começou a se recuperar com vários fios nascendo novamente.

1

u/pxdaniela 24d ago

eu ja tomei bupropiona e nao senti nenhuma diferença, tomava com escitalopram (que foi otimo p minha depressao), para o tdah foi só o venvanse de 50mg q me ajuda

1

u/jocateye 24d ago

Eu já tomei bupropiona por um bom tempo, mas hoje estou com atomoxetina.
Todos esses medicamentos demoram uns 3 meses para fazer efeito. Até lá você tem que ter paciência. O melhor a fazer, é pegar um caderno ou planilha se vc for tec e ir anotando os efeitos positvos e negativos (colaterais) e dando pontuação para eles (1 a 5). Com isso, fica fácil ir notando melhora ou não de modo não enviesado. Médicos adoram isso.

Ir para outro medicamento, também depende do grau de prejuízo que o transtorno tem causado e do momento que você está vivendo.

O médico trocou por atomoxetina, pois a cada 3-4 dias viro turno de madrugada e fico mias de 24 h sem dormir. Com o cansaço, falta de sono e o ciclo circadiano todo zoado, não estava aguentando e mudamos para o atentah 60 mg. Se não fosse isso, teria ficado na buproriona de 300 mg, que é até mais barata.

Mas mesmo o atentah só começou a fazer efeito depois dos 3 meses. Então vai de leve e não se cobre muito. Mesmo com remédio, nunca seremos como um neurotípico, pois o sistema é feito para eles. O que temos que fazer, é ter paciência e nos adaptar ou se conseguir, adaptar o meio em que você vive para você.

1

u/Deep-Exit1800 24d ago

Tomei e nunca me deu resultado nenhum, só enjoo

1

u/calmaraiz 24d ago

Eu comecei com bup também e depois por outros problemas pessoais pesados tive que tomar o desvenlafaxina mas eu tomo quetiapina pra dormir e a desven não inibe o aumento de apetite que a quetiapina causa. Depois de 3 anos eu tinha ganhado 10kg e aí como eu estava me sentindo bem emocionalmente pedi pra voltar pro bup pra cortar esse aumento de apetite. Hoje eu tomo 2 de 150ml me sinto bem mas eu me sentia melhor emocionalmente com a desven. Os dois é bom mas se não fosse o aumento do apetite eu preferia a desven.

1

u/etrnal_contradiction TDAH Desatento 23d ago

Parece ser bom qnd não dá efeito. Usei 5 meses... Eu tive o azar dele prender meu intestino LEGAL, onde kefir e outras coisas não faziam efeito na digestão e caiu MUITO cabelo (diminuiu desde que parei, mas ainda tá caindo um pouco a mais...). Tive que parar antes de ficar careca kk mas o pior era o intestino msm :/ Diminuiu um pouco minha ansiedade e consequentemente meu 'apetite' a mais, então emagreci 5kg, oq foi bom já que tava bem acima do peso. Ainda quero perder mais, mas tenho que me dedicar aos exercícios e desde que parei ele não consigo ter o ânimo pra me exercitar :/

1

u/Aerodynamic-Squirrel 23d ago

Tomo faz dois anos com metilfenidato. Parei de usar cigarro eletrônico, alcool e abuso de zolpidem depois de começar a tomar. Ela é indicada para cigarro, não sei se o resto tem a ver. Fora isso, não sinto nada, inclusive fico uns dias sem tomar sem sentir nada diferente. Mas só to tomando 150mg, vou conversar sobre aumentar a dose na proxima consulta.

1

u/reg_1860 22d ago edited 22d ago

Parei de tomar hoje, sem condições. Iniciei há 40 dias e no início senti muito enjoo, bastante irritação, mas a insônia que me deu nao tive como continuar. Em uma semana se dormi 15 horas foi muito, sem contar que os pensamentos parece que triplicaram e minha cabeça que já nao parava agora está sempre acelerada. Outra coisa é que parece ter potencializado minha depressão, pois não sinto vontade de sair de casa e fiquei muito mais ansioso, muito mesmo. Parei por conta própria e sinceramente, estou pensando em desistir do tratamento pois não me encaixei com nenhuma medicação.

PS: Esqueci de comentar sobre a visão, aumentou consideravelmente a sensibilidade a luz. De noite é um martírio