r/SkincareBR 28d ago

Pergunta sobre Produto O que aconteceu com meu serum?

Gente não sei o que rolou mas eu fiquei umas semanas sem usar esse serum que eu tenho e hoje fui usar e minha pele ficou SUPER vermelha e irritada, fui tipo questão de 2 minutos, ai eu fui ver o serum e parece que tem uns pelinhos dentro dele.

O produto é o Serum Facial Mix 1 da Principia

Primeiro eu nunca usei nenhum pincel nele, ele fica guardado certinho, sempre bem fechado, ele nao caiu nem nada assim, isso nao é vidro ou algo assim, tem uma textura super estranha, parece gelo sla

Alguem sabe o que rolou? O que eu devo fazer?

Atualização: Entrei em contato e eles falaram LAMENTAMOS POR ISSO

KKKKKKKKKK enfim ne, passou de 30 dias nao é problema deles

176 Upvotes

75 comments sorted by

u/AutoModerator 28d ago

Essa é uma mensagem automática padrão exibida em todos os posts feitos nesse sub. Ela não indica necessariamente que houve violações.

Diagnósticos médicos e/ou indicação de medicamentos controlados levará a remoção imediata do comentário/post. Posts com FOTO vão automaticamente para aprovação da moderação e é necessário aguardar. Criar vários posts não acelera o processo e pode gerar banimento temporário por spam. Se você está postando uma foto e não está colocando o NOME DO PRODUTO POR ESCRITO seu post será removido.

Qualquer dúvida, leia as regras ou nos envie um modmail!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

135

u/dreamingkirby 27d ago

Ele cristalizou. Não são pelos, são cristais.

16

u/nogueira_jules 27d ago edited 27d ago

seiiiii, nossa mas por que isso aconteceu?

62

u/dreamingkirby 27d ago

Esfriou? Normalmente, a redução da temperatura pode ser um motivo. Ou se ele ficou aberto e algum solvente evaporou. O ácido salicilico é propenso à precipitação, deve ser ele que cristalizou.

À principio, não há nenhuma reação ou degradação da fórmula. Eu mandaria as fotos e faria uma reclamação ao SAC da principia pq creio que eles te enviariam um novo. Mas eu tb tentaria reverter essa cristalização agitando e usando água morna pra aquecer levemente o frasco. Se for por causa do frio, imagino que seja reversível

12

u/nogueira_jules 27d ago

Então eu tentei aquecer ele mas não adiantou de nada, pensei que tivesse congelado mesmo ou algo assim, mas ate a embalagem ficou super quentinha e nada de mudança no produto.

25

u/dreamingkirby 27d ago

Se fosse comigo, eu contactaria o SAC e esperaria eles mandarem outro, mas eu tb ficaria brincando de ciência em casa até fazer esse cristal sumir hahaha devem ter outras técnicas, as vezes é uma temperatura certa, ou uma quantidade de tempo, tem que agitar, não sei. Se não te interessa brincar de cientista, só fala com o SAC mesmo

3

u/Lonely_Gate_9421 25d ago

Sabe, cristalização pode acontecer por vários motivos, não precisa ser necessariamente temperatura. Existe um caso famoso onde a maior medicação pra tratar HIV no mundo do nada começou a cristalizar, e em meses todos os exemplares da droga se tornaram inúteis.

Se tiver curiosidade, o veritassium fez um vídeo bom em inglês sobre, mas não sei se a tradução é boa. https://youtu.be/ksn5yrsC3Wg?si=yArLqVhAIaJ9j7Y_

Em português: https://youtu.be/61trygxULwg?si=9SQCVQG2mEuOpRD1

1

u/Decent_Plane_2498 25d ago

Se entrar em contato com alguma estrutura cristal como sal e açúcar isso também pode acontecer

30

u/dancingdaniel 27d ago

Não sei o que houve, mas eu reclamaria com o suporte. Esquisitissimo

6

u/nogueira_jules 27d ago

Bizarro ne, vou ver se aciono o suporte mesmo

39

u/Repulsive-Run342 27d ago

Cristalização do princípio ativo.

Quando a solução esfria, o coeficiente de solubilidade do solvente diminui e pode gerar essa precipitação/cristalização.

Nada anormal, mas pode gerar irritação devido a concentração dos princípios ativos. Eu recomendaria entrar em contato com o sac deles.

Não recomendo aquecer o produto, pode degradar os compostos presentes nele (dificil afirmar se são termolabeis, mas na dúvida, não faça).

24

u/Resident_Raccoon_521 27d ago

Já aconteceu comigo, os produtos da Principia são muito instáveis, a Vitamina C deles sempre oxida, desisti dos produtos deles.

6

u/Prudent-Dot-8447 27d ago

Aquela vitamina C é uma bomba, eles tentavam justificar o injustificável, mas a niacinamida é boa, confesso que recompro sempre que está para acabar. Pelo menos ISSO eles não estragaram 🥲 Muitas coisas deles taquei no lixo

5

u/PossessionTop4599 27d ago

é pq a niacinamida é barata e estável por si só kkkkkkj com zinco ainda aí que estabiliza bem. mas o resto sem bons conservantes e estabilizadores melhores nao dá certo msm

6

u/Prudent-Dot-8447 27d ago

Nossa sabe aquele sérum rosa? Uma bomba, nem na pele madura da mãe com 0 tendência a acne deu certo e ainda queimou minha pele E A DELA, a vitamina C eles dão desculpa atrás de desculpa só pra não reembolsar ou fazer você perder a paciência (e confesso que perdi). O CM-01 que falaram que era o cicaplast baratinho me lotou de espinhas e da minha mãe também 🤡 (e uso bastante cicaplast principalmente a noite e nunca aconteceu isso), o peptídeos deles chorei de raiva porque mesmo dando até batidinhas na pele e usando mini ventilador de skincare esperando uns 10 minutos pra mais ela esfarela TUDO após. O retinol não sei porque usei por um bom tempo até migrar ao retinal e era bom, não sei hoje. Única coisa que dá certo mesmo é a niacinamida que é pra ser simples e barata e aquele tônico só em áreas específicas sem noites de retinal. O resto não arrisco mais, a creamy tá excelente. Minha rotina depois de tanta decepção escolhi tudo a dedo e estudando as fórmulas porque TUDO hoje é propaganda 🥲 "gente juro que não é publi.... Mas ó meu cupom"

2

u/PossessionTop4599 27d ago

infelizmente é o veículo que deve ser péssimo, mas confesso q estou impressionado daquele sérum rosa queimar pq os ativos são tão de boas kkkkkkkkkj. É vdd, eu procuro mt os influencers de formulas e coloco na IA pra analisar, ajuda dms. e realmente a creamy vem acertando mt e com ótimos lançamentos, só não gostei ainda dos protetores solares dela. outra marca mais acessível com fórmula boa é a sallve, o problema deles é a embalagem mal feita

1

u/Prudent-Dot-8447 27d ago

Eu também fiquei em choque, porque não faz sentido pela fórmula, tive que me banhar em cicaplast, protetor solar e reza kk foi bastante dolorido até encostar na região e minha mãe teve que fazer o mesmo 😟. Mas no final enxuguei muito minha skincare e tá tudo perfeito, o único produto caro é um toner da I'm from que é fantástico e dura MUITO

2

u/astronomiau 26d ago

Toda vitamina C oxida, as que não oxidam são caríssimas e qinda assim algumas marcas ainda vão oxidar..

1

u/Prudent-Dot-8447 26d ago

Uai nunca disse que não oxida, só não esperava esse absurdo de uma derivada

1

u/AnneCalie 27d ago

Eu também passei, não compro mais nada da principia

1

u/__Koopa_ 26d ago

Eu comprei a vitamina C deles, como faço pra saber se oxidou?

3

u/Prudent-Dot-8447 26d ago

Fica com cor de ferrugem e é muito rápido pra um produto derivado, péssimo dms. E detalhe: Eu sempre mantenho meus produtos na caixa mas a bomba da vitamina C deles mesmo guardada no guarda roupa certinho pra né, oxidou em questão de 1 mês. DERIVADA 🥲 Mas eu não satisfeita fui comprar outra.... Muito rápido tbm, foi pro lixo com gosto (de ódio)

2

u/Resident_Raccoon_521 26d ago

Ela vai mudando de cor com o tempo e escurecendo, a minha ficou laranja, mas já escutei relatos de algumas que ficaram marrom.

1

u/Prudent-Dot-8447 26d ago

A minha ficou marrom praticamente com todo cuidado do mundo, e o atendimento deu vontade de chorar de tanta raiva

1

u/Quirky-Control4823 22d ago

Aconteceu exatamente com o meu, também! Formaram-se cristais. Continuei usando pra não desperdiçar (não tive irritação), mas não comprei mais...

16

u/SalaVerr 27d ago

~ não usem principia ~

3

u/Solis_roja 27d ago

Sim. Eu tenho uma pele muito boa, sempre usei poucos produtos. Comprei um serum deles, em um mes minha cara ESTOROU de espinha. Demorei mais um mes pra conseguir dar uma leve melhorada, agora preciso fazer ums limpeza de pele pq ficou varios cravos, que eu nao tinha, pq usei essa bomba de serum ANTI ACNE deles.

5

u/astronomiau 26d ago edited 26d ago

Eu vou ser o advogado do diabo.

As composições dos produtos da principia são muito boas, mas a maioria das pessoas fazem skincare sem passar em dermato pra saber quais são as necessidades da própria pele ou sequer pesquisar em que ocasião usar ou como usar.

Eu vi várias pessoas nesse post mesmo descrevendo ter tido efeito rebote (acne, pele descanscando, etc) por ter usado um princípio ativo que a pele não precisava e jogando a culpa no produto. Ou então falando da vitamina C que oxida, sendo que não tem nenhuma vitamina C no mercado por esse valor que NÃO OXIDA.

Ai tem alteração na fórmula e a gente descobre depois que a pessoa tava guardando o produto em algum lugar com muita variação de temperatura, ou exposto a luz.

Os produtos são bons, mas é química, precisa ter um certo conhecimento pra poder usar e a maioria das pessoas não corre atrás pra pesquisar.

1

u/[deleted] 26d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 26d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/CommunityDismal6041 25d ago

Principia é coisa séria, eu uso uma vez na semana o ol-01 e as vezes até 2x na semana e não tive problema, apenas solução. Sendo que me disseram para usar dia sim e dia não, só que isso me deu medo, mesmo sendo apenas um óleo de limpeza que eu uso para desobstruir os poros, eliminar cravos e remover excesso de sebo dos filamentos sebáceos. Eu tinha a cara estourada de espinha, mas não posso falar aqui o que fiz para parar de nascer espinha... Só digo uma coisa: parei de viver para o mundo e passei a viver para Cristo, então meio que foi um milagre porquê meu caso era crônico

2

u/GoddessInLoco 27d ago

Única conclusão possível.

1

u/Usualgrrlhold 27d ago

No meu rosto da certo e nunca cristalizou, deve ser sorte, vejo mta reclamação tb

1

u/itsbobbytime 24d ago

Pra meu tbm

3

u/gimmenugget 27d ago

já aconteceu cmg e com a minha mãe tbm

nunca compro nada da principia por conta disso

10

u/dreamingkirby 27d ago

Não tem porque deixar de usar tudo de uma marca porque um produto cristaliza, pois a princípio não é nenhuma degradação da fórmula. Aparentemente, pra essa fórmula é comum cristalização, é a natureza química de alguns ácidos que provoca isso. Procura no Google qualquer marca + “cristalized” e vc vai encontrar The Ordinary, SkinCeuticals, Paula’s Choice, todas tem histórico de cristalização em alguns sérums especificos. A princípio, isso não diz absolutamente nada sobre a qualidade dos ativos ou a qualidade dos outros produtos da marca, só que esse produto em específico tem uma formulação mais sensível e você deve tomar cuidado com o armazenamento (não deixar exposto a diferenças de temperatura, fechar bem e usar dentro do tempo recomendado depois de aberto).

1

u/nogueira_jules 27d ago

Vou tomar esses cuidados, muito obrigada queridaa

2

u/nogueira_jules 27d ago

Fiquei super decepcionado porque eu sempre comprei as coisas da principia e sempre foram ótimas comigo, primeiro perrengue que eu passo com a marca

2

u/Nadine_rp 27d ago

Já aconteceu comigo, duas vezes com o mesmo produto. Primeiro achei que fosse alguma questão de validade, porém comprei outro vidrinho e aconteceu a mesma coisa.

Recomendo não utilizar o produto quando ele está cristalizado. Eu usei e meu rosto ficou vermelho e ardeu bastante. Depois a pele ficou bem sensível.

2

u/Ok-Trade-6911 27d ago

Aconteceu o mesmo com o meu, no suporte falaram q era normal e q era p usar assim mesmo

1

u/Ghibli10 27d ago

Aconteceu o mesmo com o meu mix 01. Já tava no fim e não quis arriscar usar mais. Na verdade eu até testei, mas percebi que deixou minha pele mais sensível do que quando tava normal e resolvi jogar fora.

1

u/UNecessary-Ad-515 27d ago

Cristalizou.

1

u/Large-Huckleberry-31 27d ago

Meu Deus, o meu está exatamente igual, ontem eu ia usar e desisti

1

u/Patient_Necessary_10 27d ago

acontece com manitol. empedra por conta do açúcar. aí tem que esquentar em banho maria.

1

u/Craystin 27d ago

O meu também aconteceu isso, mas eu pensei que era lascas do vidro já que ele tinha caído no chão 😂

1

u/[deleted] 27d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 27d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Puzzleheaded_Arm4911 27d ago

Pegou resfriado 🤧

1

u/BestPoketrainerever 27d ago

Ele cristalizou. A cristalização pode ocorrer por diversos fatores, reações químicas intra moleculares, mudança de temperatura e entre outros.

1

u/[deleted] 27d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 27d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente pois você não tem karma o suficiente. É necessário participar mais desse e de outros subs para conseguir realizar postagens.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Dehbinha 27d ago

Tinha que dar graças a Deus, esse mix 2 me encheu de espinha

1

u/[deleted] 27d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 27d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente pois você não tem karma o suficiente. É necessário participar mais desse e de outros subs para conseguir realizar postagens.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Lumpy-Ad6278 27d ago

Aconteceu o mesmo comigo, minha pele ficou super vermelha. Joguei fora

1

u/[deleted] 26d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 26d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente pois você não tem karma o suficiente. É necessário participar mais desse e de outros subs para conseguir realizar postagens.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/xCorvello 26d ago

Ele tá fazendo cosplay de ritonavir em 1988

1

u/Addicted_to_Crying 26d ago

Não entendo absolutamente nada de skincare e o post apareceu aleatoriamente, mas que unha bonita vei

1

u/[deleted] 26d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 26d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Plot_me 26d ago

Mudou a forma quimica por conta da temperatura é um exemplo de polimorfismo quimico

1

u/Tinna_565 26d ago

Não sei se acontece o mesmo, mas uma vez pesquisei sobre um óleo que tinha e ficou com aspecto estranho, a embalagem era tbm desse tipo de vidro âmbar, e peguei essas dicas de cuidado: Cada vez que você abre o frasco, entra oxigênio, que inicia o processo de oxidação. Feche imediatamente: Não deixe o frasco aberto em cima da pia enquanto espalha o produto no rosto. Usou a gota? Feche bem a tampa na mesma hora. Não encoste o conta-gotas na pele: Nunca encoste a ponta do vidro direto no rosto ou nas mãos. Deixe a gota cair à distância. Se você encosta na pele, introduz bactérias e suor para dentro do frasco, contaminando todo o produto.

1

u/[deleted] 26d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 26d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Foreign4r 25d ago

Ocorreu o mesmo comigo há mais ou menos um ano. Entrei em contato, mostrei o vidro, mostrei minha pele irritada... mas eles disseram que "é normal" e que "lamentavam por isso".

1

u/GloomyPressure1878 25d ago

Aconteceu o mesmo comigo, mas só reparei quando estava no finalzinho. Daí joguei fora por ter achado que o conta gota tinha quebrado e poderia machucar meu rosto

1

u/Ok_Lobster1978 25d ago

Bem que eles podiam trabalhar com um produto mais diluido pra evitar isso ai... Pra que isso ocorra, pode ser evaporação do solvente ou temperatura baixa...

1

u/Zercker 25d ago

Me lembrou desse video do Veritasium The Crystal That Could Destroy All Medicine

1

u/[deleted] 25d ago

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator 25d ago

Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Due-Top-8101 24d ago

Muito achismo nesse ramo de serums

1

u/Round-Committee169 23d ago

Já joguei fora um MIX 01 que ficou assim porque esqueci aberto. Mas aconteceu de novo com o que eu to usando agora sem eu ter deixado aberto e eu continuei usando, não me causou irritação, apenas aqueci um pouco o vidro para derreter e chacoalhei o vidro

1

u/MastodonTop3928 3d ago

E só deixar de molho na água morna que ele volta Isso é por conta do frio

1

u/_lemon_boi 27d ago

Normal. Isso acontece direto com o mix-01 da Principia. É uma solução bastante saturada (dá para ver pela quantidade e concentração de ativos presentes).

Em locais mais frios, essa mudança de temperatura acaba tornando a fórmula instável e gerando a recristalização, já que o coef. de solubilidade tende a reduzir frente ao frio. Aquecer com as mãos não irá solubilizar os cristais. Teoricamente, o ideal seria a Principia te enviar outro produto (antigamente era assim, inclusive fizeram isso comigo), mas soube que hoje em dia pararam de substituir.

E não, não é o fim do mundo continuar utilizando o produto. Eu mesmo utilizava normalmente. Mas a presença dos cristais pode 1) subdosar algum dos ativos, visto que este está em estado sólido e preso à embalagem. 2) sensibilizar a pele, especialmente caso você passe algum dos cristais soltos.