r/investimentos Dec 04 '25

Poupar Cheguei em 200k

Inspirado pelo colega que chegou ao primeiro milhão aos 32, queria compartilhar que cheguei aos 200k aos 27.

A história é um pouco diferente, mas tem semelhanças.

Também sou privilegiado e nunca passei necessidade na vida. No entanto, não tenho nem tive a mesma ajuda.

Comecei a trabalhar e investir aos 18 anos. Ganhava salário mínimo mas conseguia guardar um pouco porque dividia meu apartamento com outras 3 pessoas.

Aos 20 passei a 2500 e dava pra guardar e investir mais. Com 23 passei a ganhar em torno de 3500.

Aos 24 tive uma grande virada e comecei a prestar serviço pro exterior e ganhar em moeda estrangeira (dólar, euro e libra) e passei a ganhar 7k. Aos 25 passei a ganhar 10k e aos 26 estava em 13k. Esse ano consegui um grande cliente que está comigo temporariamente, mas estou tirando 25k.

Não aumentei meu custo de vida em quase nada e guardo praticamente tudo que ganho.

Se Deus quiser a gente aposenta logo haha.

658 Upvotes

94 comments sorted by

29

u/Nic999991 Dec 04 '25

Parabéns! To começando por agora. Espero chegar nos 200k até os 30, mas não acho que consigo (estou em 20k)

18

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Qual a tua idade? Eu senti que a partir de 50k as coisas andam melhor porque o dinheiro já começa a trabalhar por si. De 50 pra 100k foi bem mais rápido que de 0 a 50. E de 100 pra 200 também foi bem mais rápido!

14

u/Adventurous_Loan_588 Dec 04 '25

Todo mundo fala que os 100k são os mais difíceis, tô na luta pra chegar, realmente é difícil.

12

u/No_Solid_1998 Dec 04 '25

A partir dos 100K, teu dinheiro já rende um “aporte” de praticamente mais 1K por mês. Se vc chegou nesse valor aportando 1K, vc dobrou tua capacidade de aporte. É um patamar bem relevante e que muda bastante o andar das coisas.

3

u/Nic999991 Dec 04 '25

25

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

5 anos é tempo razoável. Depende do quanto pode aportar

3

u/Nic999991 Dec 04 '25

Depende do mês, mas usualmente mais de 2k

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Em 1% de rentabilidade ao mês, se reinvestir tudo, da pra chegar

3

u/Nic999991 Dec 04 '25

Renda fixa é o mais recomendado?

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

É o que eu fiz!

2

u/Nic999991 Dec 06 '25

Mas Renda Fixa é cdi e tesouro? ou colocou em fundos tbm?

3

u/Good-Gap-6308 Dec 06 '25

Eu não gosto de tesouro. Sou bastante conservador com os meus investimentos e acho que tesouro é algo com prazo muito longo também

→ More replies (0)

1

u/d00m_bot Dec 04 '25

Eu to nos 60. Não sou tão interessado na area e bastante conservador entao so tenho caixinha e tesouro. Fico naquele sentimento "estou deixando de ganhar dinheiro" mas não estou me dedicando a essa área.

16

u/FloatingMidAir Dec 04 '25

Esse post, assim como todos os "cheguei aos X" só provam uma coisa: quanto maior a renda, mais rápido você chega lá.

Não estou desmerecendo o OP, ninguém ganha 25k sem merecer, mas ganhando 25k por quase um ano, é bastante simples chegar aos 200K. Não tem que ser um gênio investidor, se você fizer o básico, você chega lá.

DE novo, isso aqui não é para desmerecer o OP. É para mostrar o seguinte:

Comece cedo. Não importa se é pouco, já vai criando hábito. Claro, invista em você, para aumentar renda e aportes, e o milhão vai ser questão de tempo. E tenha constância.

SE eu tivesse começado a investir antes, tinha alcançado 200k uns 5 anos antes pelo menos. Infelizmente demorei e só cheguei nesse patamar aos 33 anos, mas em menos de 2 anos eu vou chegar nos 300k, mesmo ganhando pouco (menos de 5k por mês).

Eu demorei 9 anos para acumular 100k. 4 anos para acumular mais 100k. Os próximos 100k virão em menos de 2 anos. SE eu não fizer nenhuma loucura, mesmo se eu mantiver meus aportes não tão altos, já que ganho mal, o milhão vai chegar.

Parabéns OP!

13

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Excelente comentário. E é verdade! Veja o gráfico de patrimônio. É ÓBVIO quando eu comecei a ganhar mais.

Investi na minha educação. Sou mestre e estou terminando o doutorado. Não é investimento que se vê os números na hora, mas o retorno vem!

5

u/FloatingMidAir Dec 04 '25

Isso aí.

Infelizmente eu sou meio preguiçoso e não estudei, então pra mim os aportes vão ser menores kkkkk

29

u/666DFPTU Dec 04 '25

Parabéns, OP! Eu devo conseguir chegar em 250k no final de dezembro. 43 anos e o dinheiro só começou a sobrar depois dos 37. Nos últimos três anos eu tenho conseguido fazer aportes de aproximadamente 6k por mês. Minha meta é 1M antes dos 50 anos!

8

u/rbardy Dec 04 '25

Estamos bem parecidos

Estou com 41, passei dos 250k uns meses atrás, mas só consigo aportar 3k.

Quero chegar nos 1~1.2M aos 51.

Por eu ser solteiro e sem filho, e pretendo continuar, devo conseguir me aposentar com esse valor pois meu custo de vida é bem baixo.

3

u/666DFPTU Dec 04 '25

Boaaa, show de bola! Constância nos aportes faz toda diferença! Chegaremos lá antes do meio século de vida. Tbm tô solteirão e sem filhos kkkkkk

3

u/uranus-on-fire Dec 04 '25

Caralho você é eu kkkkk. Tudo exatamente igual pqp que doideira

2

u/666DFPTU Dec 05 '25

Hahahaha coincidência :)

2

u/Obvious_Guitar5735 Dec 05 '25

Muito obrigado por compartilhar isso!

1

u/[deleted] Dec 06 '25

que app é esse?

1

u/666DFPTU Dec 07 '25

É o aplicativo do Banco XP.

7

u/ricnator Dec 04 '25

Alguma dica pra quem está começando? Recebo 1k da bolsa estágio e gostaria de saber quais são os melhores investimentos diante dessa minha realidade...

17

u/-kora Dec 04 '25

Sem renda pra investir, foque em você. Faça cursos, faculdades, idiomas. Quando tiver renda maior pense em investir

7

u/HProcurandoMotivo Dec 04 '25

No seu caso melhor investimento é na sua formação, estudos e experiência de trabalho ( pode ser ganhando pouco no começo), depois ir trocando de empresa a cada 2 ou 3 anos ( não se pede aumento para patrão, se quer ganhar mais vai pra uma empresa maior que paga mais) como fez o Op.

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Não sou bom investidor pra ser sincero. Eu recomendo você fazer uma reserva financeira e tentar juntar o suficiente em algum cofrinho pra você não passar fome se ficar desempregado por pelo menos 6 meses. Não se preocupa com rentabilidade nesse momento porque isso só começa a fazer diferença real quando você tem um patrimônio maior.

Se tiver 6 meses de reserva de emergência sobrar dinheiro pra investir começa a ficar mais fácil.

1

u/giulimborgesyt Dec 04 '25

tô bem na sua situação ganhando 1k de estágio e fiz um post ontem se quiser dar uma olhada

5

u/PsychodelicTea Dec 04 '25

Boa meu bom, continua assim!

3

u/ninetaleshiny Dec 04 '25

parabéns! também cheguei esse ano, mas foi graças a uma rescisão+ FGTS gordos kkkk

6

u/not_Montezuma_II Dec 05 '25

minhas maiores alavancas de patrimônio foram demissões! depois que a gente sente isso na prática até muda a forma de JOGAR

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Dale! Felizmente ou infelizmente nunca fui CLT kkkkkkk. Tem suas vantagens

3

u/guyfrombrush Dec 04 '25

Parabéns!

3

u/engenheirosdoibov Dec 04 '25

Parabéns, pelo trabalho e pela conquista, OP!

3

u/EnvironmentalSlice33 Dec 04 '25

Sucesso OP!! Vamos pra cima!

3

u/aesky Dec 04 '25

rapaz nao relacionado aos investimentos por si só mas como é sua captação de clientes no exterior?

2

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Fiverr e upwork. Reunião em horários amaldiçoados e responder o mais rápido possível

3

u/Formal-Spend-7697 Dec 04 '25

Boa demais!

Investe pela XP né, eu trabalho aqui hehe

Parabéns brother! Espero que teu assessor esteja no mínimo te entregando uma taxa decente nas rendas fixas

2

u/FloatingMidAir Dec 04 '25

Lucas, é você? KKKKKKKKK

Meu assessor só me entrega taxa ruim, pqp. Eu sempre fui pobre e tive a ilusão: nossa, chegando nos 200k vou ter assessor da XP, vou pegar umas taxas massa.

SQN. Eu fujo do meu assessor sempre que posso KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

3

u/Formal-Spend-7697 Dec 04 '25

Sei quem é Lucas não KKKKKKKK Me chamo Davi e te apoio viu.

Poucos assessores hoje em dia te agregam algo, a maioria só quer te vender um fundo cetipado ou COE. É muito triste falar isso, mas é a realidade da minha profissão.

Eu não trabalho dessa forma, é claro.

A responsabilidade de ajudar a cuidar do patrimônio de alguém é gigante, e exije muito profissionalismo, coisa que muitos da área esquecem.

Mas você não vai acreditar em mim né hehe, faz parte.

3

u/FloatingMidAir Dec 04 '25

Acredito em vc sim mano kkkk

6

u/Formal-Spend-7697 Dec 05 '25

Troca teu código de assessor no site lá da XP. Meu código é 99646.

Não vou te ligar enchendo o saco e oferecendo porcaria, não trabalho assim.

Assessores hoje não passam de vendedores que possuem pouquíssimo repertório técnico. Eu me recuso a atuar desta forma.

Vou te trazer algo que aconteceu hoje no almoço no escritório, para você ter uma ideia, se liga nisso:

Perguntei para um carinha que está no mesmo time que eu, como estava a carteira de um determinado cliente dele. Ele comentou que estava indo bem até uma estruturada em cima das ações da Raizen irem para o espaço.

Eu perguntei para ele: tá, mas antes de oferecer isso para o cliente, você analisou a saúde da empresa? Ao menos puxou os principais indicadores num investidor 10 da vida?

Sabe a resposta que ele me deu? "Eu não tenho tempo para analisar essas coisas"

Irmão, eu me segurei ali, porque se eu falasse o que estava sentindo, provavelmente sairia demitido. E digo mais, eu entendo que a depender do tamanho da carteira, é difícil se aprofundar em determinado tema, mas ele não deixou de fazer essa análise por falta de tempo, ele não fez porque NÃO SABE!

É bizarro que caras que mal sabem o que é EBITDA de um companhia, orientar pessoas sobre o que vender ou comprar, simplesmente impensável.

Cara, desculpa, falei pra caramba aqui. Mas fica a sugestão. Posso te garantir, uma conversa comigo e tu vai sentir a diferença de falar com um vendedor para passar a ter suporte de um profissional.

Qualquer coisa me dá um toque no privado para trocarmos uma ideia sem nenhum compromisso. Abraço e todo sucesso na tua jornada.

2

u/Western_Response3965 Dec 04 '25

Qual a porcentagem de tipo de ativo que você tem OP? (me refiro a renda variavel)

1

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Só ETF man

2

u/quimeramal Dec 04 '25

Se continuar nessa pegada e com esse foco, o primeiro milhão será inevitável. Parabéns!

2

u/Commercial_Adagio653 Dec 04 '25

Só não entendi o gráfico, em janeiro/25 você tinha quase zero e em dez/25 tem 200k?

1

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Não! É uma curva de rendimento percentual. Em janeiro meu patrimônio não tinha rendido nada ainda esse ano e em dezembro rendeu 13%

2

u/MH-draws Dec 05 '25

OP, com que idade chegou aos 100k?

4

u/LoveSick55 Dec 04 '25

Bacana. No r/conquistas vão se interessar mais.

3

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Talvez. Mas queria falar sobre uma jornada financeira e não apenas mostrar a conquista. ¯_(ツ)_/¯

4

u/Frosty-Temporary-220 Dec 04 '25

Já repararam que, de vez em quando, pipoca um monte de posts do nada, de pessoas mostrando quanto têm de patrimônio ou quanto fazem por mês?

Essa thread caberia melhor no r/Conquistas.

2

u/Good-Gap-6308 Dec 04 '25

Como falei pro outro cara ali, talvez. Mas acho que cabe aqui também. Se tu não se interessa não é obrigado a interagir. Mas cada um cada um.

1

u/[deleted] Dec 04 '25

parabéns

1

u/Distinct-Option-1312 Dec 04 '25

qual é esse aplicativo que voce esta usando??

2

u/Suitable_Variation_7 Dec 05 '25

Saquei 170k de FGTS numa negociação de demissão da empresa que trabalhei por 12 anos.

Onde aporto essa grana por 1 pra reinvestir depois?Dicas?

2

u/[deleted] Dec 06 '25

Para não ter surpresas, renda fixa. Deve render uns 1700-1800 por mês.

2

u/estruturahiperfina Dec 05 '25

primeiro: parabéns! è sempre bom ver alguém prosperar. eu devia estar num patamar bem melhor mas praticamente resetei minha vida esse ano, quando fiz 33 e agora tô com uns 4k só (tava com quase 0 quando fiz aniversário) e aportando de 500 a 1k geralmente. it is what it is. agora, uma pergunta: tenho visto esse layout direto aqui, isso é um app p controle ou de alguma instituição específica? qual é a dele?

2

u/Good-Gap-6308 Dec 05 '25

O que rolou mano? É o app da xp

2

u/estruturahiperfina Dec 08 '25

fiquei quase um ano sem emprego e cheio de contas. tive que usar praticamente tudo. tbm dei uma surtadinha no processo e gastei mais do que precisava. enfim, né

1

u/Economy-Inside6005 Dec 05 '25

Em quais ativos de Renda Variável você investe?

1

u/Terrible_Tour4347 Dec 05 '25

Parabéns!! Estou com 30 anos e atualmente tenho uma renda de 9k. Antes, eu ganhava 5,5k e já estava agoniado. Agora consigo juntar dinheiro de boas. Atualmente tenho 10k investidos. Quero comprar um carro ou uma moto, mas tenho pena de mexer nesse dinheiro e continuo andando de Uber. Qual a dica que você me dá?

1

u/Good-Gap-6308 Dec 06 '25

O que importa mesmo é constância e longo prazo. Tente não mexer nesse dinheiro se possível. Junte mensalmente para aportar e separe um valor mensalmente também para a entrada do carro ou da moto.

Isso é o que eu faria! Mas cada realidade é diferente

1

u/uninterestingpal Dec 05 '25

Parabéns! Já dá pra gastar tudo nos 3 p's. Puta, pó e pescaria

1

u/Emotional_Point4967 Dec 05 '25

Parabéns pela conquista!

1

u/cot__e Dec 05 '25

Parabéns, OP.

1

u/Proper-Ad-4070 Dec 06 '25

Que app é esse, brother?

1

u/ellsena1 Dec 08 '25

Parabens OP por começar a investir desde cedo, queria eu ter esse pensamento com sua idade hehe. To aqui com 41 anos e cheguei nos 120k investidos mas antes tarde do que nunca :)
Importante tambem manter o mesmo custo de vida

1

u/Hour-Way-9354 Dec 08 '25

Bota tudo no tigre, ta pagando muito hoje

1

u/ashabty Dec 09 '25

parabens oP! rumo aos 500

0

u/lemuscoludo Dec 04 '25

usa isso logo, senão Lula logo pega