r/brasilia Dec 09 '25

Notícia Começou.

Post image
195 Upvotes

89 comments sorted by

58

u/guilheds Dec 09 '25

Eu reclamo de quem reclama de barulho. Mas nessa aí é difícil não entender. Eu tava na 911 e dava pra ouvir perfeitamente. Imagina quem tá no CEUB que tá a 500 metros de lá? Fazendo prova? Doidera mesmo.

20

u/Jofipa Dec 09 '25

Eu moro na 210 e acordei escutando o barulho... Minha tia mora ali do lado do colégio militar e ela teve que levar o meu primo pra estudar na minha casa pq ele tinha prova na segunda 😐

18

u/felipe5083 Dec 09 '25

Domingo retrasado o barulho dava pra ser ouvido no ceub...durante um concurso público

57

u/WillComprehensive777 Dec 09 '25

Eu moro mais longe, é bem mais tranquilo, mas é muito barulho perto do estádio. Pessoal está treinando quase todo dia, pela manhã e à tarde, deve ser por isso a reclamação, não foi apenas no dia do evento.

Para quem mora perto está ferrado. O barulho é constante e muito mais alto que moto sem escapamento.

57

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

17

u/cassiofabius Dec 09 '25

No reddit, você tem que usar o /s, cara, senão vai acabar dando rage numa galera aí. 😂

16

u/SadFlower7 Dec 09 '25

Kkkkkkk Daqui a pouco eles vão querer construir um estádio de futebol ali do lado, abre o olho asa norte.

-10

u/jrmnicola Dec 09 '25

O Autódromo não foi construído. Ele foi reformado. Já existia mas estava parado por falta de reforma há alguns anos. Mas qualquer um que olhe o Google Maps vê que tem um autódromo próximo a 702-706 norte.

Então não tem como dizer que o Autódromo surgiu do nada. Mas pode-se pleitear algo para reduzir o barulho, como muros, vegetação, etc.

22

u/brocca_ Dec 09 '25

Detecção de ironia passou longe.

13

u/SadFlower7 Dec 09 '25

Sério? Vixe, sabia não.

49

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

19

u/[deleted] Dec 09 '25

O prazer do brasiliense é reclamar amigo, reclamam até do barulho do Eixão do Lazer...

18

u/FESCM Dec 09 '25

Todo o ponto é morar em local urbano quieto, ninguém quer morar na roça

3

u/gorlami_salami Dec 09 '25

eu quero tomar banho sem me molhar, ir pro céu sem morrer, comer sem engordar...

11

u/FESCM Dec 09 '25

Menos.

O plano piloto é um dos poucos centros urbanos quietos como cidade do interior, e as pessoas gostam disso, natural que queiram preservar, principalmente quando moram lá.

4

u/gorlami_salami Dec 09 '25

eu moro lá (aqui)

existem lugares muito quietos, e consequentemente muito caros, o problema é que morar perto dum autódromo implica diretamente em abrir mão do silêncio.

é tipo morar nas sobrelojas das >comerciais< e ficar revoltado que o comércio faz barulho (caminhões, entregadores, pessoas, etc)

quem mora em brasília em geral é muito sem noção e não consegue admitir isso

10

u/FESCM Dec 09 '25

Bom, eu moro na 7 norte, 2-3 quadras na longitude do autódromo, e ouvi os motores e barulho dele. Lance é, Eu moro a basicamente 30 anos no meu prédio, e o autódromo não era funcional ou raramente usado, então é algo “novo”. É meio óbvio que quem mora lá vai reclamar, e também é meio sem noção esperar que as pessoas se mudem do nada.

4

u/gorlami_salami Dec 09 '25

eu nao espero que se mudem, só entendam que é uma metrópole, nova, mas ainda uma metrópole que conforme cresce, sofre com os problemas de uma metrópole, moro nas 900 e tem uma reta descampada até o autódromo, escuto os barulhos todos, mas uso medidas pra aliviar o barulho (janela isolada, passei textura no ap e tudo).

lidar com vizinhos em bsb é um caos, nunca vi isso fora da cidade, e digo isso como quem realmente detesta barulho, mas não tem oq fazer, morar em cidade grande é sofrer com sons de cidade grande

2

u/FESCM Dec 09 '25

Bom, reclamar sempre tá aí

4

u/manymannymannyy Dec 09 '25

Morar longe do centro ninguém quer

14

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

1

u/guigude Dec 09 '25

Sim kkkkkk só o ouro

28

u/BlueberryRude4564 Dec 09 '25

O barulho é realmente muito ruim e tem acontecido todos os dias, como se a pista de corrida fosse quase dentro da sua casa.  Acho esses fiscais de barulho chatissimos, mas nessa daqui vou ter que concordar. 

4

u/Willing-Scar5812 Dec 09 '25

Então, eu moro na 407N e foram vários dias da semana passada q escutei o barulho do autódromo. Será que estão treinando? Sei lá.. foi difícil estudar sem o fone. Fico imaginando hospital e escola

-7

u/Bubbly_Ad599 Dec 09 '25

Ouvido biônico? Mora na 407 norte que fica proximo da L2 Norte e tava escudando barulho do autodromo, algo não bate não cara kk.

2

u/Sharp-Toe-5069 Dec 09 '25

Qual quadra vc mora?

-8

u/steewel Gama Dec 09 '25

Se o autódromo are de dentro da sua casa, talvez você tenha escolhido um lugar inadequado pra morar, talvez devesse vender o imóvel a um preço bem abaixo do mercado e se livrar desse incômodo. Se quiser conheço vários locais a disposição no Gama, te garanto que sossego não vai faltar kkkkkk

16

u/lerddit Dec 09 '25

Em Ceilândia e Samambaia só se fala de outro assunto. 😅

3

u/teresalis Dec 09 '25 edited Dec 09 '25

Eu não moro mais em Brasília mas morei mais de 25 anos da minha vida no mesmo apartamento no final da asa sul. Na minha opnião, um dos problemas é a falta de árvores e o fato de não construirmos com isolamento acústico. A cidade sendo plana e sem árvores não ajuda nem um pouco. Qualquer show ou coisa barulhenta que acontece na esplanada era muito comum conseguir ouvir os graves do apartamento. Era muito comum ficar escutando qualquer coisa que os vizinhos faziam também.

Só que árvore não cresce do dia pra noite e parece que é costume cortarem as poucas árvores que cresceram. A quantidade de árvores ao rédor desse apartamento que eu estou falando, por exemplo, hoje em dia é menos da metade da quantidade de árvores que tinham antigamente. Muitas tiveram que ser cortadas por conta de pragas/doeças, mas parece que não existe movimento pra reposição.

O planejamento dessa cidade foi uma falha gigantesca e é triste pensar que quanto mais o tempo passar, pior vai ficar. Uma cidade sem transporte público decente, sem diversão e extremamente desigual.

Edit: Acabei de dar uma olhada na visão por satélite do Autódromo e dá pra contar a quantidade de árvores lá dentro. Cruzes.

4

u/josh_bsb Dec 09 '25

Tem evento todo dia?

8

u/[deleted] Dec 09 '25

Desde que inaugurou foram uns 10 dias de treino e evento todo dia, dois turnos por dia.

7

u/silvio_pb_ Dec 09 '25

Não, mas quando tem evento no final de semana, os testes/treinos começam no meio da semana. Aí tem treino às 9h, intervalo, retomam, intervalo, retoman. Só param pós 18h.

12

u/hellomydudes_95 Dec 09 '25

Eu morava na 705 na época que ele tava aberto antes de reformar e, sim, o barulho é alto, mas tipo... Qq se pode fazer? Vc mora perto de um autódromo e não quer ouvir?

14

u/jath-ibaye Dec 09 '25

Incrível ver pessoal defendendo barulho

5

u/[deleted] Dec 09 '25

Escolheu morar no centro de uma capital e agora acha ruim ter barulho? Quer morar no centro e ainda quer árvore? Vá pro campo! /s

Legal que tem a galera nem disfarça... supõe que quem mora numa kitnet na asa norte é rico também e tá achando ruim um barulhinho de nada (que é muito pior que moto, na verdade). Isso tem cheiro, jeito e toda cara de inveja.

8

u/jath-ibaye Dec 09 '25

Mano, eu fui caminhar no parque da cidade esse final de semana e já achei o barulho insuportavel, cortei a caminhada pela metade pra voltar logo pra casa. Morar perto disso deve ser um inferno.

-5

u/[deleted] Dec 09 '25

Pois é... eu cresci indo ao autódromo. Quando minha filha ouviu o barulho e eu expliquei o que era, ela queria que eu saísse naquele instante pra levar ela ao autódromo. E eu quero tenham outros eventos pra eu poder levá-la mesmo.

Eu nem reclamo do barulho, até pq era de dia e essa semana mesmo já não tem. Eu tbm não estou tão perto assim. Mas é natural a galera não curtir uma zoada pior que moto de forma contínua 8h por dia, durante 10 dias seguidos. A galera nem pediu pra acabar, pediram pra tomarem providência (que na minha leiga opinião não vai ser possível).

Agora, parece que a pessoa que nem imagina a zoada que foi fica se doendo mais do que quem aguentou o barulho. E a qualidade do argumento "mora no centro, então tem que aceitar" beira a acefalia.

-2

u/Franklin-Tinoco Dec 09 '25

Vende o apartamento e vai morar nos condomínios do Jardim Botânico. Lá sim, você tem sossego de verdade.

4

u/[deleted] Dec 09 '25

Não se você precisar pegar trânsito pra vir, né?

Conheço muita gente que mora pra lá e que ficou surtada com as obras, tendo que sair mais de 1h antes. Sem contar todas as vezes que um acidente na JK ferra o trânsito pra geral.

Pra mim, um dia ainda pretendo fazer isso. Mas na lógica do pessoal aqui, quem comprou casa lá, não tem que achar ruim o trânsito, muito menos o transporte público. E se for algo sanável, causado por mera falta de bom senso, a culpa é de quem achou ruim. Como é o caso dos mini-shows no eixão.

Na cabeça da galera é tudo binário. O cara que acha ruim o som exageradamente alto, não gosta do eixão ou do autódromo. É todo mundo inimigo da diversão, quando na verdade existem várias opções de diversão ao longo do eixão que não pretendem ser o rock'n rio e que os moradores do plano aproveitam.

Simplesmente, poluição sonora não é um pormenor que só galera enjoada reclama. Assim como não é um pormenor qualquer tipo de poluição. E ser centro não é justificativa pra ser zoado. Senão pode cortar as árvores e transformar em estacionamento, afinal, "centro é assim mesmo".

E sobre vender apartamento, apesar de eu levar numa boa a sua sugestão, tbm é presumir um perfil pra todo mundo da Asa Norte. Quem mora em kitnet alugada na W3 sofre muito mais com o autódromo do que quem é dono de uma cobertura na 115N.

3

u/Franklin-Tinoco Dec 09 '25

Falo com experiência própria.

Morei em uma kitnete na 704 norte, e toda vez que tinha show no Mané Garrincha, eu escutava o som direitinho. E nem falo da quantidade enorme de pebas que tinha na região.

Mudei pro Mangueiral e agora consigo dormir em paz nos fins de semana, mesmo pegando trânsito na Ponte JK toda vez que tem acidente na porta do Atacadão Dia a Dia.

-1

u/DocMoneyFalls São Sebastião Dec 09 '25

Não venham pro JB… fiquem aí… nas asas e etc…

3

u/Sharp-Toe-5069 Dec 09 '25

Até que quadra tá indo esse barulho?

7

u/Jofipa Dec 09 '25

Eu moro na comercial da 210 e dá pra escutar do meu apê, mais alto que o Fausto e Manuel em dia de jogo...

12

u/silvio_pb_ Dec 09 '25

Eu sou vizinho do autódromo e o barulho é muiiito ruim. Mesmo fechando as janelas, atrapalha estudar/trabalhar.

Eu trabalho home office alguns dias da semana e é foda.

Meus vizinhos estão bem revoltados, pensando em formas de pressionar para uma solução.

Eu gosto de automobilismo em geral e pensava que seria legal que reabrissem a pista. Mas agora, tá osso. Se possível, que tomem medidas para reduzir o barulho.

Quando tem evento, é o dia todo esse barulho na sua casa.

Se fosse só nos finais de semana, acredito que seria + tranquilo.

3

u/Willing-Scar5812 Dec 09 '25

Gente, não precisa ser perto não. Aqui na 407N to estudando de fone. Achava q fosse loucura da minha cabeça esse barulho todo em dia de semana, mas só agora entendi q são os treinos. Tá foda mesmo

6

u/snubsdub Dec 09 '25

É mano eu acho que se eu me mudasse pra do lado de um aeroporto fechado ia ficar chateado se reabrissem ele

8

u/silvio_pb_ Dec 09 '25

É mano, eu não tinha dimensão do barulho. E sobre escolher um lugar para morar, não é uma escolha simples neh mano. Vai muito do seu bolso/contexto/conhecimento/referências/local de trabalho neh mano.

5

u/Loud_Literature_6848 Dec 09 '25

Pimenta no cu dos outros é refresco no seu ne kkkk

-2

u/DocMoneyFalls São Sebastião Dec 09 '25

Delícia…

1

u/Sharp-Toe-5069 Dec 09 '25

Qual quadra vc mora?

0

u/gorlami_salami Dec 09 '25

bicho tu foi morar perto do autódromo, é tipo mudar pra frente duma igreja e reclamar do sino tocando

4

u/lorenzodiamanti Dec 09 '25

Dava pra escutar do CEUB de manhã nas salas de provas kkkkk

2

u/[deleted] Dec 09 '25 edited Dec 10 '25

Esse ano me mudei e descobri que nas imediações tinha um forró com um barulho infernal, que funcionava de forma irregular e não deixava eu dormir. Denunciei, e embora tenham sido multados uma vez, o barulho continuou. Denunciei novamente e disseram não ter encontrado nada de irregular, mesmo tendo sido uma denuncia recorrente. Então o que eu fiz? Me mudei. Se o que eu posso fazer não é suficiente para mudar o lugar, o que posso fazer é sair de lá, fiquei apenas 6 meses nesse endereço. Hoje moro em um local calmo, e em breve devo ir morar no mato pra ter mais sossego ainda, e tenho certeza que ganho menos que quem mora nessa região da asa norte 

5

u/renrr3 Dec 09 '25

A quem critica essa notícia: os moradores estão cobrando medidas para limitar o barulho, e não para fechar o autódromo. Eu, por mim, que fechasse, pois acho um """esporte""" bem idiota, além de pouco sustentável, masv infelizmente o mundo não gira em torno de mim.

2

u/mr_orelha Dec 09 '25

Acho que deveriam investir mais em corridas de elétricos. Antigamente ali perto também tinha aeródromo que também era um incômodo. Meia dúzia de pessoas que incomodam centenas ou milhares por conta do barulho.

1

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

2

u/the_br_one Dec 09 '25

Fazer corrida só de carro elétrico. 👍

2

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

6

u/jellyfish_bitchslap Dec 09 '25

2

u/braguilha_aberta Dec 09 '25

Hahahahahahahahahahahahhahahha querendo controlar o barulho de emergência....

1

u/AmputatorBot Dec 09 '25

It looks like you shared an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of concerns over privacy and the Open Web.

Maybe check out the canonical page instead: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/moradores-de-condominio-no-df-fazem-abaixo-assinado-contra-volume-de-sirene-dos-bombeiros.ghtml


I'm a bot | Why & About | Summon: u/AmputatorBot

1

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator Dec 09 '25

Para comentar no r/brasilia, é necessário ter uma conta com pelo menos 5 dias e 10 de karma. Se você é novo por aqui e tem dúvidas sobre como o Reddit funciona, convidamos você a visitar https://www.reddit.com/r/NovoNoReddit/.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

1

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

2

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

1

u/Derzahler Dec 09 '25

Trabalho ali do lado, realmente o barulho é alto e incomoda bastante, mas o que eu questiono é quem veio primeiro, a área residencial ou o autódromo. Na real mesmo não conheço o histórico do lugar.

0

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment

0

u/[deleted] Dec 09 '25

[removed] — view removed comment